Impactos da pandemia na educação e novos desafios da escola são temas de formação continuada para profissionais da rede

Secretaria Municipal de Educação oferece, até o próximo ano, curso para gestores e coordenadores das unidades de ensino do município

Foto: Raphael Pacheco

“A escola encontra-se diante de novas demandas, e sente-se desafiada a repensar e adequar suas práticas pedagógicas.” A afirmação da secretária de Educação de Anápolis, Eerizania de Freitas, tem como contexto os impactos deixados pela pandemia. Diante disso, o município tem investido na capacitação das equipes gestoras de todas as unidades escolares da rede. Atualmente, o Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cefope) está oferecendo uma formação continuada para os cerca de 250 diretores e coordenadores das 108 escolas e CMEIs de Anápolis.

Nesta semana aconteceu o segundo módulo do curso “A Gestão Didático-Pedagógica de Resultados: Sistema de Ensino e Trabalho em Rede no Contexto Pós-Pandêmico”, que ao longo de todo este ano, e também parte de 2023, irá contextualizar os desafios da Educação de uma forma global, para que gestores e coordenadores possam buscar ações interligadas que irão melhorar a atuação das escolas e minimizar os problemas relativos à aprendizagem dos estudantes da rede.

Para Márcio Bessa, doutor em Educação, professor da rede e um dos docentes do curso, é papel do diretor e dos coordenadores levarem os estudantes a um aprendizado significativo, conduzindo os professores de cada unidade a adequarem suas práticas diante do cenário atual, considerando a gestão de resultados. “A escola tem papel fundamental para fornecer conhecimento aos estudantes, para que possam adquirir autonomia e participar efetivamente das políticas públicas e da luta por igualdade de direitos. Junto aos professores, ela exerce papel fundamental na promoção de conhecimentos que se transformam em competências e habilidades”, afirma.

A formação continuada ainda irá abordar ainda, ao longo dos meses seguintes, temas como ética e relações interpessoais, gestão escolar e clima escolar organizacional, educação inclusiva, tratamento da informação, tecnologias aplicadas à educação, dentre outros.

“As unidades de ensino, enquanto espaços de promoção de aprendizagem, preparam seus estudantes para viverem em uma sociedade em que o conhecimento é propagado cada vez mais rápido. Por isso, investir na formação continuada da equipe gestora se faz cada vez mais relevante e necessário”, ressalta Eerizania.

Educa Anápolis
A gestão municipal tem buscado diversas ferramentas quando o assunto é melhoria da qualidade na educação, seja na capacitação da equipe gestora ou na complementação do ensino ofertado dentro das salas de aula. Nesse sentido, entra em cena o Educa Anápolis, um programa do município que possui uma plataforma virtual para complementação no contraturno escolar.

A plataforma disponibiliza aulas online e conteúdos em sintonia com aqueles que são expostos em sala de aula, somando de maneira positiva na formação dos estudantes do Ensino Fundamental I e II da rede municipal.