Gás de cozinha sofre variação de 13%, segundo pesquisa do Procon Anápolis

Também foram analisadas variações nos preços de galões de água mineral e de cilindros

Foto: Divulgação

Pesquisa realizada pelo Procon Anápolis entre os dias 23 e 25 de janeiro detectou um aumento considerável no gás de cozinha comercializado em dez estabelecimentos da cidade. O botijão de 13 quilos, o tipo mais utilizado para a preparação de alimentos em casa, sofreu variação de 13%, com preços entre R$ 100 e R$ 113, se o produto for retirado no local. Essa variação foi de 10%, quando o consumidor opta pelo pedido em domicílio, com preços entre R$ 109 e R$ 120. Na comparação, retirar o item no local de venda pode trazer uma economia de R$ 9, levando-se em conta o menor preço.

Durante o levantamento, também foram analisados os valores dos cilindros de 20 quilos, que sofreu oscilação de 22%, com preços entre R$ 168 e R$ 205, e o de 45 quilos, com valores entre R$ 380 e R$ 450 (18% de variação). Ainda fizeram parte da pesquisa a água mineral de 20 litros, com custo entre R$ 12 e R$ 19 (diferença de 58%). Todos os itens com entrega em domicílio. “Fazemos essa pesquisa com o objetivo de informar ao consumidor os preços que estão sendo praticados na cidade, objetivando a economicidade e praticidade na compra desses produtos”, explicou o diretor do Procon, Wilson Velasco.

O diretor também ressaltou que a equipe de fiscalização do órgão municipal vem dando sequência à quarta etapa da operação De Olho no Peso, que tem como finalidade visitar estabelecimentos que fazem uso da balança. O Procon Anápolis, em conjunto com o Inmetro, visitou parte dos estabelecimentos comerciais da cidade que comercializam gás GLP. A pesagem do gás é um direito do consumidor e pode ser solicitada no momento da compra. Para isso, as empresas devem dispor de balanças de pesagem (aprovadas pelo Inmetro), considerando sempre a soma do líquido em seu interior com o peso do botijão de gás vazio. Caso haja divergência do peso, o responsável pela revenda deve ser alertado. Este direito se restringe a compras efetuadas no local. Para entregas em domicílio não há obrigação de levar balança.

Dúvidas e informações, entre em contato com o Procon Anápolis pelo telefone (62) 3902-1365 (WhatsApp). O relatório completo pode ser conferido na íntegra no portal da Prefeitura de Anápolis.