Fundo Municipal de Cultura financia projeto de produção audiovisual para estudantes da rede

Iniciativa já está em sua terceira edição e até outubro atenderá outras cinco escolas municipais

Fotos: Gislaine Matos

A Escola Municipal Raymundo Paulo Hargreaves, no Setor Santo Antônio, recebe a terceira edição do projeto Alfabetização Audiovisual, mais uma vez contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de Anápolis. “O projeto começa por relacionar o cinema com o conhecimento dos alunos e termina envolvendo a comunidade em torno da escola no resultado final com os vídeos exibidos”, explica o realizador do Alfabetização Audiovisual, Djalma Rolim.

Já é a segunda vez que Mariana Soares Ayres, 13 anos, do 8º ano “B” participa de uma oficina de audiovisual. “Na primeira vez fiquei encantada porque tinha o sonho de ser atriz. Desta vez, eu percebo a importância não somente para mim, mas para as outras pessoas que podem ter novos aprendizados”, conta Mariana.

Até outubro, a iniciativa atenderá outras cinco escolas municipais, que são a Presbiteriana Filadélfia (Jardim Bom Clima), Raimunda de Oliveira Passos (Lapa), Dr. Adahyl Lourenço Dias (Santos Dummont) e Walter Beze (São Lourenço). Com uma equipe de educadores, são dadas as introduções e práticas em roteiro, produção, atuação, fotografia, filmagem e noções de edição.

Formação e produção
O Fundo Municipal de Cultura, através da cota do audiovisual, contempla projetos de formação de pequeno e grande porte, como a produção de filmes. “Oferecemos essas modalidades para que o setor se desenvolva de ponta a ponta. Parte do recurso é para realização de oficinas formando novos agentes e a outra parte estimula a profissionalização através da produção de filmes e outros conteúdos”, explica a diretora municipal de Cultura, Nabyla Carneiro.

Para este semestre, está previsto um total de R$ 180 mil em repasses a projetos de audiovisual, uma das modalidades do edital 2021. “O Fundo conta com esta potencialidade, priorizada desde o regulamento, de descentralizar o melhor da produção cultural da cidade, ampliando o acesso e a transformação de vidas a partir de projetos como este”, explica a secretária municipal de Integração Social, Cultura e Esporte, Andrea Lins.