Escolas de ensino artístico de Anápolis fecham semestre com apresentações

Teatro, música, dança e artes visuais fecham o ano com espetáculos e exposição

Foto: Gislaine Matos

“Nunca acreditei que eu conseguiria atuar na frente de tantas pessoas pela minha timidez. Estou profundamente feliz e realizada e quero me aprofundar no teatro”, explica Ana Valéria, de 17 anos, que há 6 meses faz a oficina de teatro aos sábados pela Escola de Teatro de Anápolis (ETA). Na noite desta quarta-feira, 7, teve início uma série de espetáculos teatrais com a peça “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e vai até o dia 11 de dezembro, no Teatro Municipal de Anápolis, em diferentes horários.

Marília Beatriz, de 54 anos, estava na plateia. Ela saiu de Anápolis em sua adolescência e voltou há 2 anos, e reforça a importância da ETA na formação dos atores, inclusive as alternativas de horários da unidade que permitem o atendimento de diferentes perfis de alunos. “Por esta peça, percebi a qualidade da atuação vinda de pessoas que, pelos seus afazeres durante a semana, contam somente com os sábados para frequentar as aulas de teatro. Esse resultado mostra o quanto esse esforço é valioso”, comenta Marília.

Além de Suassuna, textos adaptados de autores como Lygia Bojunga, May Alcott, Plínio Marcos e outros nomes, como também as criações de professores, entram em cartaz no Teatro Municipal, com programação até este domingo. O público verá em cena os alunos apresentarem os resultados de pesquisas e estudos de importantes textos.

“Com muito orgulho, encerraremos mais um semestre das turmas de ensino cultural, retornando ao palco principal de nossa cidade totalmente reformado”, aponta a secretária municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, Marta Sabbag, em referência ao Teatro Municipal que teve a reforma entregue no início de setembro deste ano.

A Escola de Artes Osvaldo Verano (Eaov) não fica de fora desse clima de final de ano e nesta sexta-feira, 9, a partir das 19h, abre a Mostra Pedagógica com as obras dos alunos. Todas estas apresentações são gratuitas, abertas ao público e com a realização da Prefeitura de Anápolis por meio da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura.

Esculturas, pinturas, ilustrações e outras obras realizadas pelos alunos de diferentes turmas da Escola de Artes Osvaldo Verano contam com a abertura da exposição na sede da escola, nesta sexta-feira, 9, e permanece para visitação em horário comercial do dia 12 ao dia 30 deste mês, com acesso gratuito. Realizado a cada final de semestre, a mostra tem um caráter pedagógico ao propiciar ao aluno que desenvolveu a disciplina durante ao semestre, tenha a percepção de expor ao público convidado.

A Escola de Dança realizou espetáculos entre os dias 25 e 27 de novembro no Teatro Municipal, celebrando o fechamento das atividades com pais, familiares e amigos dos alunos. Uma adaptação do clássico Alice no País das Maravilhas, baseado na obra de Lewis Carroll, na qual os mais de 354 bailarinos mostraram todo seu ritmo, técnica e sensibilidade. “Um espetáculo maravilhoso, fiquei muito emocionada porque minha filha dançou pela primeira vez e eu fiquei apaixonada. Parabéns pela dedicação de toda equipe da escola”, relatou Sandra de Deus, mãe de uma da aluna Júlia. A Escola de Música também celebrou com a realização de sete recitais com alunos e professores no auditório da escola, apresentando grandes clássicos com violino, trompete, flauta, violoncelo e canto.

Confira a programação para os próximos dias:

08/12
19h: Peça teatral “A Bolsa Amarela” texto de Lygia Bojunga – Faixa Etária Livre (Turma Teatro Infantil I)
20h15: Peça teatral “A Bolsa Amarela” – Faixa Etária Livre (Turma Teatro Infantil II)

09/12 – Teatro Municipal
19h – Peça teatral “Entremundos” de Silvânia Mendez – Faixa Etária Livre (Teatro Juvenil)
21h30: Peça teatral “A Mancha Roxa e Barrela” tributo a Plínio Marcos – Faixa Etária 16 anos (Turma CBT I)

09/12 – Escola de Artes Osvaldo Verano
19h: Mostra Pedagógica – Encerramento do 2º semestre
Local: Escola de Artes Osvaldo Verano – Rua 14 de Julho esquina Av. Goiás, Centro

10/12 – Teatro Municipal
19h30: Peça teatral “Adoráveis Mulheres” adaptação de texto de May Alcott – Faixa Etária 10 anos