Dia D de vacinação movimenta unidades de saúde de Anápolis

Data marcou a abertura de novos grupos para influenza e reforçou a necessidade de completar o esquema vacinal das demais

Foto: Ana Laura Zanni

Hoje foi dia de agulha no braço e muita proteção em Anápolis com o Dia D de vacinação contra a influenza, sarampo e covid. Em todas as unidades de saúde do município, incluindo os quatro distritos e o povoado de Branápolis, o sábado foi movimentado, contabilizando mais de 10 mil doses aplicadas.

Inácio da Mata, de 62 anos, aproveitou para se proteger contra a gripe. “Eu estava resfriado e estava aguardando para tomar a vacina. Quando fiquei sabendo do Dia D, aproveitei e trouxe meu netinho para colocar a vacina em dia”, disse se referindo ao pequeno Nicolas, 3, que foi imunizado contra o sarampo.

Marcela Nascimento foi outra que reservou o sábado para vacinar a filha Fernanda, 8, só que contra a covid. “Durante a semana estava complicado e aproveitei o sábado”, ressaltou a bancária.

O Dia D marcou a abertura de nova fase da vacina contra a influenza, que agora continua disponível nos postos com sala de vacina para os seguintes grupos: idosos com mais de 60 anos; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; professores; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; e trabalhadores portuários.

Já a imunização contra o sarampo pode ser feita em trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A vacina contra a covid está disponível em todas as doses para completar o esquema vacinal nos locais em que são distribuídas conforme o imunizante (anapolis.go.gov.br/vacinacao-em-anapolis).

Compartilhar publicação