Comemorações do Dia Internacional do Idoso começam nesta terça-feira, 27

Centro de Convivência de Idosos, Centro Dia e instituições de acolhimento terão programação especial para celebrar a data

Foto: Gislaine Matos

O Dia Internacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro, e para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura preparou uma programação com diversas ações nas unidades de atendimento a esse público. A Semana do Idoso no Centro de Convivência de Idosos (CCI), acontece entre os dias 27 e 30 de setembro. Já nas instituições de acolhimento e no Centro Dia, as atividades acontecem de 6 a 9 de outubro.

“Queremos celebrar essa data com os idosos atendidos pela Prefeitura de Anápolis – tanto nas nossas unidades, quanto nas instituições de acolhimento – para lembrar que eles são vistos, que são amados, que têm toda uma rede de atendimento à disposição deles, e também de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de proteger e cuidar dessa parte da população”, explica a secretária da pasta, Andrea Lins.

O CCI inicia as comemorações amanhã, 27, com uma tarde dançante e orientações nutricionais sobre a importância da dieta alimentar na terceira idade. No dia 28, acontece o tradicional concurso para eleger a Miss e o Mister CCI 2022, com direito a desfile e um show de empoderamento e autoestima. Na quinta-feira, 29, será celebrada uma missa de ação de graças para os idosos, e o encerramento acontece na sexta, dia 30, ao som da Orquestra de Violeiros, da Diretoria de Cultura.

Os idosos que estão em Instituições de longa permanência também terão atividades especiais. Entre os dias 6 e 9 de outubro, a Prefeitura, juntamente com parceiros voluntários, vai promover o “Dia da Beleza” em sete instituições, com o objetivo de levar bem-estar e um momento de convivência e diversão para os acolhidos. O Centro Dia Vilma Rodrigues, que está em funcionamento há cerca de quatro meses no município, também vai receber a visita da equipe. A unidade atende pessoas idosas que têm algum grau de dependência de cuidados.

Direitos garantidos
A Prefeitura de Anápolis está com edital aberto para firmar parceria com organizações para realização de projetos voltados à promoção, proteção e defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O prazo para envio de propostas é até o dia 12 de outubro, e serão selecionadas até seis entidades. O financiamento, no valor máximo de R$ 50 mil por projeto, será pelo Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O edital está disponível para consulta na página www.anapolis.go.gov.br/publicacao-de-editais.