Com retorno da Festa da Banana, Prefeitura faz visita técnica a produtor da fruta em distrito de Interlândia

Evento que acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto destaca produção de Anápolis frente aos demais municípios goianos

Foto: Tathy Serbêto

O produtor de banana Onofre Leite, de 58 anos, cultiva a fruta em sua chácara em Interlândia, distrito de Anápolis. São mais de 40 anos de trabalho, e a plantação já ultrapassa 10 alqueires da qualidade prata/pacovan. Por mês, vende mais de mil caixas para cidades como Anápolis, Goiânia e Brasília. Nesta semana, ele recebeu a visita de agrônomos da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, que deram orientações técnicas para melhor cultivo do produto e crescimento da plantação. “Muito bom poder mostrar nosso trabalho, aprender também. Em qualquer terra pode se plantar banana, mas o cultivo tem que ser bem feito para dar resultado”, disse o produtor.

O Estado de Goiás tem um total de 2,5 mil estabelecimentos produtores, ou seja, quase 10% das propriedades que produzem banana estão em Anápolis. Através de políticas públicas, a Prefeitura já está preparando a tradicional Festa da Banana, que acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto. “Queremos valorizar o homem do campo e a produção rural, que serve como sustento de tantas famílias e que fortalece a economia. Divulgaremos a programação em breve. Vai ser uma festa linda na região dos distritos de Interlândia e Souzânia”, disse o secretário municipal de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins.

Anápolis é a cidade goiana que mais se destaca na produção de banana, com mais de 35 mil toneladas, área plantada de 1.658 hectares e valor estimado de produção de R$ 94 milhões/ano. As informações são da Radiografia do Agro em Goiás, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só no município anapolino, são mais de 230 estabelecimentos produtores.