Com parceria da Prefeitura, Terminal Rodoviário começa a ganhar nova cara

Medidas emergenciais já garantiram mais segurança e limpeza e vão melhorar a oferta de serviço para os usuários

Foto: Ana Laura Zanni

A Prefeitura de Anápolis, em parceria com a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), começa a mudar a cara do Terminal Rodoviário Josias Moreira Braga. A empresa assumiu a concessão no último dia 16 de abril e, desde então, intensificou as ações de limpeza e manutenção no local.

Já há novas lixeiras, agentes de segurança e revitalização da sinalização viária horizontal. Os reflexos já são percebidos pela comerciante Alcilena do Carmo Silva, que trabalha há mais de uma década na rodoviária. “Nos últimos dias, tem uma diferença visível, principalmente na limpeza. Dá para ver que as operações e a segurança também melhoraram muito. Como cidadã, comerciante e usuária, esperamos que as melhorias continuem”, disse.

O prefeito Roberto Naves esteve na manhã desta quinta-feira (25) no Terminal Rodoviário, acompanhado do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Geraldo Lino, para fiscalizar o trabalho da empresa.

“A concessionária que opera hoje a rodoviária tem know-how e muita experiência. São mais de 35 terminais, como este aqui, geridos por ela no Brasil todo. Já conseguimos perceber melhorias claras, como na limpeza e na segurança, mas faremos nosso papel de fiscalizar e cobrar a melhor execução dos serviços para que isso reflita no cotidiano do usuário”, destacou.

O contrato de administração da Sinart segue até abril do próximo ano. Ele exige a execução de serviços como limpeza interna e externa; troca das lixeiras; instalação de contêineres para coleta e destinação do lixo; desinsetização; roçagem e remoção de equipamentos precários.

Ainda haverá troca na programação visual, sistema de câmeras, rede de relógios, implantação de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), sinalização vertical, organização do serviço de estacionamento, acessibilidade, serviço de guarda-volumes e novos procedimentos de embarque e desembarque

Nas áreas comerciais, há um cadastramento dos atuais locatários para fazer valer os contratos de locação. A concessionária implantará ainda um novo sistema de tarifas e embarque eletrônico.

Antes que o contrato emergencial vença, em abril do ano que vem, a Prefeitura terá lançado um Processo de Manifestação de Interesse (PMI), que permitirá assinar uma concessão de longo prazo, com consolidação de parceria, e reformular toda a estrutura. Qualquer empresa poderá pleitear.

“Depois da manifestação de interesse, nós teremos estudos técnicos para avaliar as propostas e decidir por aquela que melhor se enquadra no que desejamos para o Terminal Rodoviário Josias Moreira Braga”, completou o secretário Geraldo Lino.

Esperança

Alcilena, agora, com a parceria entre Prefeitura e Sinart, sente que o trabalho dos próprios comerciantes passa a ser mais valorizado. Para ela, a sensação de segurança traz esperança de dias melhores para os comerciantes e, claro, aos usuários.

“Hoje temos a quem recorrer para resolver nossos problemas aqui dentro. Por exemplo, o ônibus que foi retirado já tem proposta de voltar. A administração realmente está cuidando do terminal. Tanto nós, comerciantes, como usuários, nos sentíamos muito inseguros anteriormente, e éramos frequentemente assaltados, porque isso acontecia o tempo todo. Hoje em dia não mais. Já sentimos a presença da polícia e muitos fiscais nos oferecendo essa segurança de volta”, relatou.