Clínica Escola do Autista está com 50% das obras concluídas

Projeto é pioneiro oferecerá o atendimento especializado e acesso à educação, igualdade de oportunidades e proteção social para indivíduos com o espectro autista

Foto: Arquivo

Neste mês de abril, o foco é levar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a cidade de Anápolis celebra um progresso significativo em direção à inclusão e ao apoio às pessoas que estão no espectro. A Prefeitura de Anápolis, por meio do programa Anápolis Investe, conta com a construção da Clínica Escola do Autista, um projeto pioneiro que oferecerá o atendimento especializado e acesso à educação, igualdade de oportunidades e proteção social.

“Garantir acesso à saúde e educação de qualidade é primordial e um direito fundamental para toda a população. Ao estabelecermos esse espaço com foco nas necessidades das pessoas que estão no espectro autista, estamos não apenas prestando um serviço necessário, mas também oferecendo atenção diferenciada e personalizada que cada indivíduo merece”, disse o prefeito Roberto Naves.

Com uma área de 2.485,75 m² e um investimento no total de R$ 1.803.000, a Clínica Escola do Autista representa um marco na prestação de serviços de saúde e educação para a comunidade autista de Anápolis. A obra encontra-se atualmente com um andamento de 50% concluída.

O projeto é o primeiro espaço municipal público unificado a comportar o atendimento especializado para TEA, com abordagem integral e humanizada para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. “Essa iniciativa reflete um compromisso sério com a inclusão e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou condições”, pontuou o prefeito.

A infraestrutura da clínica compreende consultórios equipados e uma equipe multidisciplinar de profissionais habilitados para oferecer uma variedade de serviços médicos, psicológicos, fonoaudiológicos, nutricionais, psicopedagógicos, pedagógicos, orientação e outros. Além disso, o espaço contará com comodidades como pátio coberto, estacionamento acessível, sanitários infantis e adaptados, refeitório, auditório, salas de acompanhamento pedagógico, sala de atendimento, administração educacional e ambientes de higienização.