Centro Municipal de Atendimento à Diversidade conta com sessão de livros em Braille

São mais de 300 livros literários e pedagógicos que auxiliarão estudantes da Rede Municipal de Educação e comunidade em geral

Foto: Ana Laura Zanni

Tornar a educação cada vez mais inclusiva é uma das prioridades da administração municipal e vem ganhando uma atenção ainda maior com a implantação e execução de políticas públicas e projetos voltados para o tema.

A Prefeitura de Anápolis, por meio do Centro Municipal de Atendimento à Diversidade (Cemad), tem como missão, acolher e atender os estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e dificuldades acentuadas de aprendizagem da Rede Municipal de Educação e da comunidade em geral. A novidade é que agora o Cemad conta com a sessão de livros em Braille, provenientes da Biblioteca Municipal Zeca Batista, que compõem o vasto repertório de materiais didático-pedagógicos que são trabalhados com os alunos.

Para Valdileya Prado, coordenadora do Cemad, o local e toda a comunidade só têm a ganhar com essa nova aquisição. “Com esse material que recebemos, temos a oportunidade de trabalharmos diariamente com nossos estudantes cegos e com baixa visão, através de livros que vieram para contribuir e enriquecer nossas aulas proporcionando a eles uma melhora na qualidade de ensino”, conta.

Já a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), tem ministrado diversos cursos, oficinas e workshops na área da inclusão. Durante o ano de 2024, todos os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão participando da formação Análise do Comportamento Aplicada, que envolve a avaliação, o planejamento e a orientação do comportamento dos estudantes que possuem alguma deficiência, especialmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Anápolis é uma das únicas cidades do País a adquirir o curso completo, que oferta gratuitamente aos servidores.

E em breve, esse atendimento inclusivo vai ser ainda mais abrangente com a entrega da Clínica Escola do Autista, um projeto pioneiro que oferecerá o atendimento especializado e acesso à educação, igualdade de oportunidades e proteção social. A clínica vai atender cerca de 400 estudantes por dia, em consultórios equipados e equipes multidisciplinares de profissionais habilitados para oferecer uma variedade de serviços médicos, psicológicos, fonoaudiológicos, nutricionais, psicopedagógicos, pedagógicos, orientação e outros. Além disso, o espaço contará com comodidades como pátio coberto, estacionamento acessível, sanitários infantis e adaptados, refeitório, auditório, salas de acompanhamento pedagógico, sala de atendimento, administração educacional e ambientes de higienização.