CEITec conclui curso de uso de drone para monitoramento de áreas agropecuárias

Com apoio da Prefeitura de Anápolis, treinamento contou com aula prática

Foto: Bruno Velasco

Depois de sediar o curso de pilotagem de drone, no início mês, o Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITec) recebeu, nesta semana, os participantes de um treinamento para uso do equipamento em áreas agropecuárias como ferramenta de monitoramento, com informações detalhadas e dicas para profissionais liberais e empresas de tecnologia que buscam qualificação. Com apoio da Prefeitura de Anápolis e do Sindicato Rural, a iniciativa é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Para a engenheira civil Aline Montelo, de 29 anos, participar do curso é uma experiência única. “Uma oportunidade de qualificação para todos nós, profissionais, sem dúvida. Foram dois dias de muito aprendizado. Já manuseava o equipamento, agora conheço a técnica”, diz. O fotógrafo Wender Borges, de 47 anos, que também participou, destaca a qualidade das aulas teóricas ministradas no CEITec. “Aprendemos sobre fotogrametrias e sensores e quais tipos de drones são aplicados nessas áreas”, explica.

A instrutora do Senar, Naiara Gonçalves, de 28 anos, ressaltou os ensinamentos que o curso trouxe aos participantes. “Mapear a área, fazer a topografia do terreno, identificar pragas na lavoura e cálculo de falha de plantio no caso dos produtores rurais, por exemplo”, comenta.

O secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins, acredita que a iniciativa qualifica os cidadãos e serve como ferramenta alinhada com a tecnologia. “Oportunidade para os profissionais liberais se aperfeiçoarem com o equipamento e aprenderem as técnicas de mapeamento em suas áreas estratégicas”, finaliza.