Banco de Leite Humano de Anápolis busca doadoras para ajudar mamães e bebês

No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, Prefeitura reforça importância do tema

Foto: Ana Laura Zanni

Que doar é sinônimo de amor, todo mundo sabe, mas doar leite humano ultrapassa as barreiras desse sentimento e chega ao altruísmo. E é esse leite que vai ajudar mães que não tiveram a produção necessária e bebês que estão em leitos de UTI recebendo algum tipo de tratamento. Por isso, o Banco de Leite Humano de Anápolis aproveita o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19 de maio, para falar sobre a importância desse gesto que pode salvar vidas.

E essa conscientização vem sendo feita constantemente em unidades de saúde e hospitais, instruindo e ressaltando a relevância da doação. Atualmente, o Banco de Leite Humano tem 128 doadoras cadastradas, mas como a coleta depende de alguns fatores, é necessário que esse número aumente. “Temos as doadoras, mas não é toda semana que elas podem doar. Então, precisamos de mais mulheres dispostas a nos ajudar para atender a demanda”, destaca a coordenadora da unidade, Eliene Monteiro.

A escolha das pessoas é feita por triagem. Após a divulgação, nas unidades de saúde e hospitalares, é feito o cadastro de todas as mães que desejam doar. Elas recebem atendimento individual para saber sobre rotina e histórico de saúde, entre outras condições, e claro, as informações necessárias para a coleta segura.

O leite coletado passa por um processo de pasteurização e análise de qualidade. Todo cuidado é tomado para que os bebês recebam um produto bom e nutritivo. Algumas mães possuem problemas familiares e psicológicos que podem atrapalhar no resultado do leite produzido. Com o atendimento em psicologia, implantado pela atual gestão, as doadoras contam com apoio que faz toda diferença.

A cada dia da semana é feito um atendimento domiciliar às doadoras ativas. Os profissionais responsáveis realizam um tipo de rodízio nos bairros e passam nas casas recolhendo o leite. O Banco de Leite do município é responsável pela coleta, processamento e controle de qualidade do leite que, depois de pasteurizado, é doado para unidades como a Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva, a UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa.

Desde dezembro de 2018, o Banco de Leite Humano possui sede própria no Bairro São Joaquim e teve a assistência ampliada às gestantes, mulheres pós-parto e em fase de amamentação, e também aos pequeninos. A unidade conta com equipe multidisciplinar composta por especialistas em pediatria, psicologia, enfermagem e odontopediatria.

Serviço
Banco de Leite Humano
Endereço: Avenida Cachoeira Dourada, Praça Martins – Bairro São Joaquim
Telefones: 0800 646 3223, 3902-1722 e 99967-7251 (WhatsApp)

Compartilhar publicação