Apesar de chuvas atípicas, Anápolis não registrou ocorrência com vítimas em 2022

Ações de prevenção a desastres, monitoramento de áreas de risco, assistência e vistorias foram realizadas pela Defesa Civil do município

A Defesa Civil realiza um importante trabalho de prevenção e de socorro em Anápolis, de maneira assistencial e reconstrutiva, com o intuito de evitar ou minimizar desastres. O órgão, vinculado à Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT), identificou um aumento de chuvas nos meses de janeiro e fevereiro em comparação ao mesmo período em 2021, mas sem registro de vítimas. Já são 23 locais no município monitorados pelas equipes da CMTT que desenvolvem ações em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Integração Social.

O desastre ocorrido recentemente em Petrópolis (RJ) evidenciou a importância do trabalho da Defesa Civil em todo o país. Rafael Farinha, coordenador do órgão em Anápolis, explica que em nosso município não temos situações de ocupação urbana com as mesmas características que as da região serrana e que grande parte das ocorrências em nossa cidade estão relacionadas principalmente a alagamentos e inundações de vias urbanas. “A caracterização do município identificando seus potenciais para ocorrência de desastres é imprescindível para que medidas preventivas e ações coordenadas resultem numa população preparada para o enfrentamento dos desastres. É o que tem sido feito no município de Anápolis: identificação das vulnerabilidades do município e direcionamento de ações conjuntas com outras secretarias para mitigação”, explica.

A Defesa Civil de Anápolis pode ser acionada em diversas situações, como: inundações e alagamentos em vias e residências; proximidade de residências em áreas com erosões; identificação de problemas na infraestrutura urbana, como pontes, redes de drenagem pluvial, residências em colapso ou na sua iminência, além de orientações quanto a situações de riscos diversos relacionados à estrutura de residências. O órgão também realiza ações educativas com orientações à comunidade em geral e à comunidade acadêmica através de palestras e informativos. As ações também são direcionadas às escolas da rede pública municipal, através de projeto de cultura de percepção de risco.

Para acionar a Defesa Civil basta acessar o Zap da Prefeitura no link https://www.anapolis.go.gov.br/zapdaprefeitura/ ou ligar para o Corpo de Bombeiros no 193.