Anápolis recebe premiação do governo estadual por políticas sociais voltadas para primeira infância

Pela segunda vez, município é reconhecido por trabalho desenvolvido no Programa Criança Feliz

Foto: Arquivo

O município de Anápolis recebeu, pela segunda vez, premiação no Concurso de Boas Práticas pela Primeira Infância, de iniciativa do governo estadual, direcionado a casos de sucesso na execução do programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). A equipe que desenvolve o programa na cidade participou, na última semana, da cerimônia de premiação nas dependências da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, em Goiânia.

Cinco dos 246 municípios goianos foram selecionados por diferentes eixos temáticos. Um deles, “A utilização do método Cuidados Para o Desenvolvimento da Criança (CDC) no acompanhamento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, rendeu a Anápolis a premiação.

“O Criança Feliz foi implantado no município em 2019. O programa veio para reforçar o trabalho social que já realizamos aqui, se tornando mais uma ferramenta para acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente, atendemos 200 crianças e 15 são beneficiárias do BPC”, aponta a secretária municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, Marta Sabbag.

Por meio de visitas domiciliares semanais, o Criança Feliz orienta as famílias sobre como garantir os cuidados e estímulos para que os pequenos desenvolvam todo seu potencial, como é o caso do Arthur, de quatro anos, que tem Síndrome de Down e é atendido pelo programa. “Gosto muito das visitas da equipe. A gente tem muitos afazeres no dia a dia, e às vezes acaba não dando aquele tempo e atenção necessários para a criança. A visita é o momento de parar e aprender como incentivar a fala, o reconhecimento dos objetos… Eu vejo muitos avanços no Arthur, até mais do que ele tinha quando fazia terapia”, relatou Vanessa, mãe do garoto.

A placa de premiação foi entregue pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima, que recebeu as equipes dos municípios. “Vocês estão aqui representando os melhores do programa. Sabemos que esse trabalho não é fácil, é um trabalho de envolvimento pessoal, onde vocês passam a conhecer as famílias pelo nome. Então parabéns, e espero vê-los novamente no ano que vem”, declarou.

Compartilhar publicação