Anápolis lidera produção de banana e mexerica no Estado

Município também ocupa posição de destaque no cultivo de limão, segundo estudo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Foto: Paulo Morais

Anápolis é primeiro lugar também no campo, segundo a publicação Radiografia do Agro em Goiás, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O município lidera na produção de banana e mexerica, ocupando ainda posição de destaque no cultivo do limão.

Ilda Augusta Lemes de Souza nasceu em uma família de produtores de mexerica em Inhumas. Ao se casar e mudar para Goialândia, distrito de Anápolis, há mais de 40 anos, investiu na atividade agrícola juntamente com o esposo, Luís Lemes de Souza. Hoje, o casal, com os dois filhos, noras e netos, são um dos maiores produtores do Estado de Goiás, em duas propriedades rurais.

Na primeira propriedade da família, onde a atividade iniciou, estão plantados mais de 200 pés de mexerica, o que corresponde a 22 toneladas entregues aos centros de distribuição de Goiânia e Anápolis. Na outra chácara, são mais de dois mil pés da fruta. Como explica a produtora, os números variam a cada safra.

Outro produtor que eleva o nome de Anápolis ao cenário nacional é João Divino de Oliveira, que comercializa bananas no Mercado do Produtor há 28 anos. Segundo ele, a atividade econômica é rentável. Os agricultores distribuem a produção para diferentes cidades goianas, além do Tocantins e do Pará. “Anápolis é hoje um dos maiores produtores do Centro-Oeste”, ressalta. Apenas no município, são mais de 30 mil cachos colhidos por ano. No cenário nacional, ocupa a 42ª posição em produção.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Anápolis tem mais de 54 mil produtores e mais de 9 mil lavouras. O município também se destaca no cultivo de limão e laranja, ficando entre os primeiros colocados do Estado.

Compartilhar publicação