Prefeitura de Anápolis

Agência de Regulação Municipal testa aplicativo para acompanhar horário, percurso e tempo do transporte coletivo em Anápolis

Em agosto, atuação do órgão recém-criado resultou na alteração e criação de novos horários para linhas de ônibus

Foto: Paulo Morais

Você está na Vila Jussara e quer ir à Cidade Universitária. Precisa saber os horários, o local do embarque, desembarque, acompanhar a rota e o tempo de percurso. Tudo isso será possível por meio do aplicativo Simaps, que neste mês passa pelos últimos testes na Agência de Regulamentação Municipal (ARM) e deve entrar em operação ainda em setembro. Interligada ao sistema da Urban, a ferramenta proporciona mais segurança e informação para o usuário do transporte coletivo.

O presidente da ARM, Robson Torres, destaca que o uso do aplicativo melhora o transporte coletivo em Anápolis, na medida em que os relatórios e indicadores demonstram se o ônibus cumpre o horário de saída do terminal e retorno, o tempo gasto no percurso e a precisão no cumprimento da rota. “Com a participação popular e as variáveis poderemos fiscalizar e atender as demandas de forma mais precisa”, explica.

Os técnicos da empresa desenvolvedora do aplicativo, Wendel Fernandes e Eliel Oliveira, passaram as orientações à equipe da ARM e realizaram um treinamento, na semana passada, de como a Agência deve trabalhar os dados inseridos no sistema, mensura os resultados, analisar os indicadores e o painel que consta todas as ordens de serviços.

Atuação
Por meio da atuação fiscalizadora da ARM, 82 horários de 28 linhas do transporte coletivo em Anápolis foram alteradas na última semana. Como informa Robson Torres, nove horários também foram adicionados, o que resulta em 1126 viagens por dia, de segunda à sexta-feira; e aos sábados em 638 viagens diárias.

Segundo a ARM, mais de 1 milhão de passageiros foram transportados durante o mês de agosto, o que corresponde a mais de 43 mil passageiros utilizando diariamente o transporte coletivo em Anápolis. “A implantação do aplicativo é mais um mecanismo que tem como objetivo a melhoria no serviço prestado no município”, conclui Robson Torres.

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