A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para os cuidados contra a dengue em Anápolis. Uma inspeção realizada pelos agentes de endemias nesta quinta-feira (15) identificou diversos focos do mosquito Aedes aegypti em locais com água parada, incluindo pneus.
Nesta semana, o município de Caldas Novas (GO), localizado a cerca de 220 quilômetros de Anápolis, decretou estado de calamidade pública em decorrência do aumento dos casos de dengue. A situação acende um alerta para os municípios vizinhos.
Em Anápolis, os agentes de endemias intensificaram as ações de combate ao mosquito, com o aumento das inspeções em diversas regiões da cidade.
De acordo com o gerente de Endemias, Rafael Teixeira, a participação da população é fundamental para conter a proliferação do Aedes aegypti.
“Temos encontrado muitos casos de água parada, o que resulta em focos do mosquito, e isso nos preocupa. Pequenas ações podem fazer a diferença. Sempre que possível, faça uma vistoria na própria residência, verificando vasos de plantas, caixa d’água, calhas e utensílios que possam acumular água”, explica Rafael.
Orientações para a população
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a responsabilidade pela limpeza na residência é do proprietário, neste caso, a limpeza local e a verificação de recipientes que possam acumular água, assim como, observar locais propícios para a proliferação do mosquito é um papel importante que pode ser feita pelo população, e com isso, contribuir no combate a dengue.
A conscientização também deve ser estendida a pessoas próximas, como vizinhos e familiares, reforçando a importância da colaboração coletiva nesse combate.
Em caso de suspeita de dengue, a orientação é procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para receber atendimento, além de orientações sobre o tratamento e os cuidados necessários.
