Cultura abre três exposições até 5 de novembro

“Fogo dentro, alimentado com trabalho”, “Idílio” e “Artistas mulheres no acervo do Mapa” podem ser visitadas na Galeria de Artes Antônio Sibasolly e no Museu de Artes Plásticas de Anápolis

Foto: Arquivo

A Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, mesmo em meio às adversidades trazidas pela pandemia, tem conseguido manter ativo o calendário de atividades no setor das artes visuais. Prova disso é que após o encerramento de três mostras, neste mês, foram abertas mais três.

De acordo com o curador responsável pela gestão dos dois espaços culturais, Paulo Henrique Silva, as mostras, todas realizadas com aporte financeiro do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, ficam abertas à visitação até 5 de novembro, com todos os cuidados sanitários obrigatórios.

“Fogo dentro, alimentado com trabalho” e “Idílio” intitulam as exposições de Estevão Parreiras e Clarice Gonçalves, respectivamente, que ocupam a Galeria de Artes Antônio Sibasolly. No Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa), “Artistas mulheres no acervo do Mapa” expõe trabalhos de jovens do cenário atual da arte contemporânea brasileira, além de Zeneide Lucena, a primeira expoente desta vertente em Anápolis, hoje com 86 anos de idade.

Sobre “Artistas mulheres no acervo do Mapa”, o curador explica que ela inaugura a temporada de exposições do espaço, que inclui outras três e diversas oficinas de formação. “A mostra tem a intenção de dar visibilidade à trajetória de artistas mulheres e ao contexto em que elas estão inseridas e traz um diálogo entre as estéticas e narrativas apresentadas”, ressalta.

A exposição não é estruturada em torno de um tema, pelo contrário, é apresentado um conjunto de trabalhos produzidos a partir de diversas narrativas poéticas desenvolvidas pelas artistas. “A proposta, portanto, tem como foco estabelecer diálogos que enfatizam problematizações inerentes ao mundo da mulher contemporânea”, diz o curador.

Galeria Antônio Sibasolly
Há algumas quadras do Mapa, no centro de Anápolis, a Galeria Antônio Sibasolly abriga, em uma de suas salas, trabalhos de uma jovem artista, a brasiliense Clarice Gonçalves. Suas pinturas, um conjunto de 16 trabalhos, transporta o espectador para universos imaginários, onde habitam mulheres, mães, crianças e criaturas enigmáticas.

Fomentar o debate do ponto de vista artístico e conceitual sobre a importância das mulheres no sistema das artes e seu papel enquanto corpo emancipado do olhar masculino é uma das contribuições de Clarice. Outro aspecto discursivo aponta para uma conexão orgânica entre o feminino e a natureza, a fusão que gera e mantém a vida. Um contraponto à mercantilização do corpo feminino e do meio ambiente.

A outra sala da galeria é ocupada pela arte de Estêvão Parreiras, jovem de Goiânia que, junto com Clarice, foi selecionado para o Programa de Exposições da instituição, em edital lançado no primeiro semestre deste ano, na categoria regional.

“Fogo dentro, alimentado com trabalho” é a primeira exposição individual do artista. “Ele apresenta a criação de seu imaginário, o desenvolvimento de seu repertório de assuntos e dos modos de feitura por meio da reunião de 31 obras selecionadas na produção realizada entre 2018 e 2021”, destaca o curador Divino Sobral.

Parte dos trabalhos da exposição faz referência aguda à religiosidade do artista. Desenhar é uma forma de oração para Estêvão Parreiras e traz representações religiosas atravessadas pela fé, mas também pela ironia e pela crítica.

Retomada
A secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andréa Lins, ressalta a importância da retomada dos espaços expositivos da cidade ainda na pandemia. “A galeria e o museu voltam a cumprir com o seu papel de oferecer uma programação de qualidade para a sociedade anapolina e cumprindo todos os protocolos de segurança necessários para prevenção da Covid-19”, afirma a secretária.

Ela ressalta, ainda, que Anápolis vive um momento especial na área das artes visuais. O município é, atualmente, uma referência nacional no setor, tendo o Salão Anapolino de Arte como um dos maiores eventos do segmento realizado no país. A secretária chama a atenção, também, para o Programa de Exposições da galeria, cujo processo de seleção ocorreu no início deste ano, em que mais de 260 candidatos concorreram às três vagas ofertadas.

Serviço
Lançamento de exposições em Anápolis
Quando: até 5 de novembro
Onde: Galeria Antônio Sibasolly e Museu de Artes Plásticas de Anápolis
Horário de visitação: 8h às 12 e 14h às 18h
Atenção: a visitação do público é permitida de acordo com medidas preventivas (uso obrigatório de máscara, álcool gel e número reduzido de visitantes)

Compartilhar publicação