Vacina contra meningite está disponível em todas as UBSs de Anápolis seguindo o novo cronograma nacional

Vacina protege contra os sorogrupos A, C, W e Y, substituindo o reforço que antes era feito apenas com a meningocócica C para essa faixa etária.

(Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)

O Ministério da Saúde divulgou um cronograma atualizado para a aplicação da vacina meningocócica ACWY, imunizante que amplia a proteção contra a meningite. Com a nova recomendação, crianças a partir de 12 meses já podem receber a dose de reforço como parte do esquema vacinal.

Em Anápolis, o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para crianças de 1 ano a 4 anos e adolescentes de 11 anos a 14 anos de idade. A vacina protege contra os sorogrupos A, C, W e Y, substituindo o reforço que antes era feito apenas com a meningocócica C para essa faixa etária.

As crianças que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço. Já aquelas que tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço da mesma vacina, não precisam ser imunizadas novamente na infância.

Novo esquema de vacinação
A atualização do esquema vacinal traz mudanças importantes. A aplicação da meningocócica C é iniciada aos 3 e 5 meses de vida, com duas doses e aos 12 meses, uma dose de reforço com a meningocócica ACWY e entre 11 e 14 anos, uma dose única da meningocócica ACWY, que pode ser considerada reforço ou nova imunização, conforme o histórico vacinal do paciente.

Aplicação da vacina
A aplicação da vacina também está disponível em horário estendido, das 8h às 21h, nas seguintes unidades de saúde: Anexo Itamaraty, Parque Iracema, São José, Filostro Machado, Vila União, Recanto do Sol e Bairro de Lourdes. Nas demais unidades distribuídas pela cidade, o atendimento segue normalmente, de acordo com o horário habitual.

Das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira nos bairros: Abadia Lopes da Fonseca, Adriana Parque, Arco-Íris, Arco Verde, Bandeiras, Calixtolândia, Calixtópolis, Jardim Esperança, Jardim Guanabara, Jardim Suíço, JK, João Luiz de Oliveira, Munir Calixto, Parque dos Pirineus, Santa Maria de Nazareth, Santo Antônio, Santos Dumont, São Carlos, São Lourenço, Tropical, Fabril, Vila Formosa, Vila Norte e Vivian Parque.

Somente às segundas-feiras, das 8h às 15h:
Unidades de Saúde Alexandrina, Vila Esperança e Santa Isabel.

Somente às terças-feiras, das 8h às 15h:
Unidade de Saúde Dom Manoel, Maracananzinho e Leblon.

Somente às quartas-feiras, das 8h às 15h:
Unidades de Saúde Jd. Alvorada e Paraíso.

Somente às quintas-feiras, das 8h às 15h:
Unidades de Saúde Jardim das Américas e Maracanã.

Somente às sextas-feiras, das 8h às 15h:
Unidade de Saúde Jardim das Oliveiras.

O imunizante será aplicado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos, uma vez ao mês, das 09h às 15h, seguindo o seguinte cronograma:
-Interlândia – primeira quarta feira do mês;
-Souzânia – primeira terça feira do mês;
-Branápolis – última terça feira do mês;
-Joanápolis – segunda quarta feira do mês;
-Goialândia – terceira terça feira do mês;
-São Vicente – quarta terça feira do mês.

Compartilhar publicação