A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura realizou em 2025 um conjunto de ações voltadas à modernização dos serviços, ao fortalecimento do ambiente de negócios e à melhoria da organização dos espaços públicos.
Entre os principais avanços está a implantação do Selo SIM (Selo de Inspeção Municipal), que teve toda a documentação técnica validada e encaminhada para análise jurídica. O lançamento está previsto para fevereiro de 2026.
Parcerias e inovação
Um dos destaques do ano foi a ampliação do atendimento ao empreendedor por meio do aplicativo Conecta Anápolis, que passou a oferecer os serviços do Portal do Empreendedor pelo Zap da Prefeitura. A secretaria também promoveu workshops internos, incluindo capacitação sobre o uso do ChatGPT, além de apoiar oficinas de marketing, vendas e vitrine voltadas a pequenos negócios.
A articulação com outras secretarias fortaleceu ainda mais as ações da pasta, como a gravação da série de vídeos “Ceadi Conecta: Mercado em Pauta” e a realização de um workshop de hotelaria em parceria com as diretorias de Turismo e de Trabalho, Emprego e Renda.
Além disso, em parceria com o Sebrae, a secretaria participou da estruturação do Conselho de Inovação de Anápolis e do relançamento da Sala do Empreendedor, ampliando o atendimento a feirantes, comerciantes e interessados em abrir ou expandir MEIs.
O ano também foi marcado pela reaproximação com entidades, empresas e órgãos, fortalecendo parcerias que impulsionam o desenvolvimento. Além disso, mais de R$ 4 bilhões em investimentos marcam um novo tempo em Anápolis, com empresas que crescem, chegam e acreditam no potencial do município.
Regularização de espaços públicos
A pasta avançou também na regularização e reorganização de espaços públicos comerciais, como Mercado Municipal, Ceasa, Camelódromo e feirões, promovendo mais segurança jurídica e organização. A secretaria iniciou, ainda, a implantação do Selo Vegetal Raízes de Anápolis, inspirado no modelo de inspeção animal, e, em parceria com a Secretaria de Educação e a UAB Anápolis, ofereceu mais de mil vagas para diversos cursos.
Segundo a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, as iniciativas de 2025 reforçam o compromisso com a inovação, o empreendedorismo e a qualificação, além de aprimorar serviços e infraestrutura para fortalecer o desenvolvimento econômico da cidade.
