A Prefeitura de Anápolis promoverá neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a Influenza para ampliar a cobertura vacinal com aplicação do imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h.
A mobilização será promovida pela gerência de imunização da Secretaria Municipal de Saúde e contará com a parceria com o Centro Universitário FAMA, Unievangélica, Faculdade Anhanguera e o Grupo de Empreendedoras Mistura Feminina.
Saiba quem pode receber a vacina
Para receber a vacina, é necessário fazer parte do grupo prioritário divulgado pelo Ministério da Saúde e estar com o cartão de vacina e os documentos pessoais no momento da aplicação.
Durante o Dia D de Vacinação, o imunizante será aplicado em crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); idosos com 60 anos ou mais de idade; gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacina estará disponível também para trabalhadores da saúde e do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; integrantes das Forças de Segurança, Força de Salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores dos Correios, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso.
Confira quais pacientes crônicos podem receber a vacina:
-Doenças respiratórias crônicas [Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); Doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc); Bronquiectasia; Fibrose cística; Doenças intersticiais do pulmão; Displasia Broncopulmonar; Hipertensão arterial pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade;
-Doenças cardíacas crônicas [Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; insuficiência cardíaca;
-Doença renal crônica [Doença renal nos estágios 3, 4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise;
-Doença hepática crônica [Atresia biliar; Hepatites Crônicas, Cirrose];
-Doença neurológica crônica [Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: acidente vascular cerebral, indivíduos com paralisia. Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular. Deficiência neurológica grave];
-Diabetes [Diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2 em uso de medicamentos;
-Imunossupressão [Imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos];
-Obesidade Grave (Imc>40) [Obesidade grau 3];
-Transplantados [órgãos sólidos; medula óssea];
-Portadores de trissomias [Síndrome de Down, síndrome de Klinefelter, síndrome de Warkany, entre outras trissomias.
Confira os locais de vacinação:
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão o imunizante contra a influenza disponíveis para os grupos prioritários. O imunizante também estará disponível nos seguintes distritos:
Interlândia; Souzânia; Joanápolis; Branápolis; São Vicente e Goialândia.
Além disso, o imunizante também será disponibilizado no Feirão do IAPC, na Praça Americano do Brasil, na Praça Dom Manoel, na Faculdade Fama.