Após oito meses entre diagnóstico, planejamento, projeto, reforma e readequações importantes, o antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio, localizado na Rua Estrela do Sul, na Vila Jussara, vive uma nova fase. Ele irá receber até domingo (15), toda a estrutura da UPA da Vila Esperança – leitos, aparelhagem em geral como cilindros de gases medicinais e gerador de energia para assistir os pacientes enquanto a UPA da Vila Esperança passa por ampla reforma – uma das prioridades da gestão de Márcio Corrêa.
Inaugurada na década de 1960, a unidade já vinha apresentando problemas estruturais nos últimos anos. Com a promessa de melhorias, o antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio foi fechado para reforma, sem nenhuma solução paliativa para dar suporte aos atendimentos de urgência e emergência em uma cidade com pouco mais de 400 mil habitantes
O tempo de espera da reforma, na ocasião, além de asfixiante para a rede pública, se mostrou inócuo. A unidade ficou 15 dias aberta no apagar das luzes de 2024. Confome vistoria realizada pela equipe da Secretaria de Obras, Habitação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente em 2025, 63 pontos de inconformidades foram detectados nos 1860 metros quadrados de construção da parte superior do prédio – que impediam o atendimento de pacientes.
Entre os pontos nevrálgicos levantados pela equipe estavam os sistemas hidráulico e elétrico. Este último, considerado o coração de uma unidade hospitalar, apresentava sérios riscos de segurança (sobrecarga e superaquecimento dos cabos), sendo necessário refazer a rede elétrica da edificação, que não comportava a demanda da unidade.
Outras inconformidades levantadas foram as infiltrações/vazamentos, inadequações em todo o sistema de ar-condicionado, a presença de mofo, reparos na alvenaria, fissuras e problemas de acessibilidade – estruturas cruciais para pacientes de urgência e emergência.
Atendimento provisório
Enquanto o antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio é reformado, os pacientes serão atendidos provisoriamente no Hospital Municipal Alfredo Abrahão e a Unidade Mista da Vila Norte – ambas com funcionamento 24h.
