Procon apreende mais de meia tonelada de produtos vencidos em supermercados de Anápolis

Fiscalização autuou 22 comércios em diferentes regiões da cidade. Todos os produtos apreendidos serão descartados no aterro sanitário

O Procon municipal realizou, nesta semana, a apreensão de mais de meia tonelada de diversos produtos que estavam com a data de validade vencida e disponíveis para venda nas gôndolas de supermercados. A apreensão é resultado da operação “De olho na validade”, realizada com frequência pelo órgão em vários comércios de Anápolis.

“Os fiscais verificam a data de validade dos itens em todas as prateleiras. É um trabalho detalhista. Nosso objetivo é garantir que o direito do consumidor anapolino seja respeitado e que todos tenham a tranquilidade em consumir produtos com qualidade e segurança”, ressaltou Pedro Henrique Fonseca, técnico em defesa do consumidor.

De acordo com o órgão, 22 comércios, em diferentes regiões da cidade, foram autuados e todos os produtos apreendidos serão descartados no aterro sanitário. A multa para os estabelecimentos, que deixam produtos vencidos nas prateleiras, pode variar de R$ 901 até R$ 13 milhões, a depender do valor dos itens apreendidos.

Em Anápolis, a Lei Municipal nº 4.231/2022, obriga os supermercados a colocarem em gôndolas específicas e, de forma identificada, os produtos que estão com a data de validade próxima ao vencimento com até 10 dias antes do prazo.

“Essa separação deve ser feita tanto na prateleira seca quanto na refrigerada. Precisa ter a placa de 30cm x 60cm contendo os dizeres – (Produtos com prazo de validade próximo ao vencimento). Assim, o consumidor terá consciência do prazo e evitará levar quantidades maiores do que possa consumir a tempo”, enfatizou Wilson Velasco, diretor do Procon.

Além de verificar itens vencidos, o Procon também realizou uma fiscalização acerca da Lei Estadual nº 21.447/2022, que obriga os hipermercados e supermercados a adaptarem 5% de seus carrinhos de compras às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. “No primeiro momento estamos notificando os comércios e dando prazo de 30 dias para que passem a cumprir a legislação”, pontuou o técnico.

O órgão também ressalta a importância da participação da população no combate às condutas ilícitas contra o consumidor. As denúncias podem ser encaminhadas para o Procon pelo Zap24h (62) 3902-2882. Caso seja necessário atendimento presencial, basta se direcionar até a sede do órgão na Avenida Belo Horizonte, na Vila Jussara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

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