Dia Nacional da Doação de Órgãos reforça importância de salvar vidas por meio da solidariedade

Doação de órgãos beneficia pacientes que aguardam transplantes e pode transformar a realidade de muitas famílias

(Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)

Neste sábado (27) é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data que busca conscientizar a população sobre a importância do gesto solidário capaz de salvar até oito vidas.

A doação de órgãos beneficia pacientes que aguardam transplantes e pode transformar a realidade de muitas famílias. Em Goiás, atualmente, são realizados transplantes de medula óssea, córnea, rim, pâncreas, pâncreas-rim e fígado.

Para ser doador, basta comunicar à família o desejo de doar. Isso porque o transplante só ocorre mediante o consentimento familiar. Um único doador pode salvar até oito vidas, ao doar coração, pulmões, fígado, intestino, pâncreas e rins.

A doação pode acontecer em duas modalidades: quando a pessoa está viva e saudável, podendo doar rins, parte do fígado, da medula óssea ou do pulmão, ou em casos de morte encefálica, diagnosticada em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ou emergências, geralmente em vítimas de traumatismo craniano ou AVC. Nessa situação, a retirada dos órgãos também depende da autorização da família.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a doação de órgãos representa não apenas um ato de solidariedade, mas também uma oportunidade de esperança para milhares de pessoas que aguardam na fila de transplantes. A pasta reforça que a conscientização da população é essencial para aumentar o número de doadores e salvar mais vidas.

Compartilhar publicação