Somente no mês de janeiro deste ano, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizou 6.126 procedimentos, somando ações de urgência e emergência (4.068) e atendimentos especializados (2.058). Isso representa, em média, 197 atendimentos por dia.
O local, inaugurado em julho de 2025, conta com padrão elevado e tecnologia de ponta e é mais uma promessa de campanha do prefeito Márcio Corrêa (PL) que se tornou realidade. A unidade substituiu os serviços que eram prestados anteriormente nos Bairos Vila Jaiara e Maracanã, superando limitações físicas e operacionais dos espaços anteriores.
A unidade representa um grande avanço para o município, pois a população passou a ter acesso, 24 horas por dia, todos os dias da semana, a serviços de urgência e emergência na área odontológica. Além disso, os pacientes atendidos no CEO que precisam de anestesia geral agora são encaminhados para receber a sedação em ambiente hospitalar. Isso não ocorria há mais de 10 anos no município. Antes, esse tipo de procedimento era feito em ambulatório, o que não é recomendado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Para Márcio Corrêa, o funcionamento do CEO representa um marco histórico na saúde bucal pública de Anápolis. “Essa unidade foi projetada para se consolidar como referência nacional em odontologia, oferecendo atendimento humanizado, mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais”, destaca.
No Centro, um mesmo paciente pode ter acesso a diversos tipos de procedimentos. No total, 2.480 pacientes foram atendidos em janeiro nas seis especialidades oferecidas, que são: cirurgia bucomaxilofacial, odontopediatria, endodontia, periodontia, atendimento a pacientes com necessidades especiais, prótese, além dos atendimentos de urgência e emergência.
Vale ressaltar que, para se consultar nas áreas especializadas, é necessário passar pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, pelas Unidades de Saúde da Familia (USF). Já nos casos de urgência e emergência, o local funciona de portas abertas.
