Os esforços de enfrentamento à Covid-19 são constantes, mas não podemos deixar de nos preocupar com outro adversário: o Aedes Aegypti. Por isso, a Prefeitura de Anápolis lança a campanha “Dengue. Lutar contra um inimigo é difícil, contra dois é ainda pior”, e convoca os principais soldados para essa batalha: os cidadãos.
“O combate à dengue é semelhante ao trabalho de enfrentamento ao coronavírus. Baseia-se em cuidados e conscientização. Cada um tem que fazer a sua parte”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola. Ambas têm cuidados e higiene como ponto em comum, mas não é só isso. “Os sintomas das duas doenças são semelhantes e a dengue promove uma queda de plaquetas que baixa a imunidade do paciente, deixando-o mais vulnerável a uma contaminação pela Covid-19”, explica, reforçando ainda mais o cuidado com práticas de combate ao mosquito no período chuvoso.
Durante a pandemia, o trabalho dos agentes foi adaptado e as visitas acontecem nos bairros que apresentam maior índice de notificação, seguindo os protocolos de segurança, como o uso de máscaras, álcool em gel e evitando proximidade com os moradores. “Buscamos conscientizar a população sobre a necessidade de cuidados básicos que podem salvar vidas. Só que é uma ação conjunta e por isso precisamos de todo o apoio”, destaca a gerente de Endemias, Patrícia Godói.
Prevenção
Para evitar a reprodução do Aedes aegypti em casa e, consequentemente, reduzir os riscos de contrair as doenças que ele transmite, são recomendadas algumas práticas, como colocar areia nos pratinhos que ficam embaixo dos vasos de plantas; não jogar lixo em terrenos baldios; não deixar água da chuva acumulando sobre a laje e calhas; fazer uso do repelente sempre que exposto a áreas de infestação.