Prefeitura investe em qualificação profissional

Neste ano, cerca de 400 alunos participaram de cursos online e presencial no Espaço da Oportunidade; novas turmas já estão abertas para setembro

Foto: Bruno Velasco

Por meio de políticas públicas e incentivo à geração de emprego e renda, a Prefeitura de Anápolis amplia a capacitação de jovens e trabalhadores com cursos gratuitos de qualificação profissional. Em parceria com Senai e Sebrae Goiás, leva a trabalhadores e microempreendedores centenas de vagas gratuitas para áreas como elétrica e mecânica, além de cursos, oficinas e palestras para alavancar seu negócio e também como se tornar um microempreendedor individual. Neste mês serão divulgados novos cursos.

O secretário de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, Marcos Abrão, disse que o objetivo da gestão “é qualificar cidadãos para o mercado de trabalho”. E isso pode ser evidenciado nos dados divulgados recentemente do Novo Caged, do Ministério da Economia. De janeiro a junho deste ano, 24.770 trabalhadores foram admitidos com carteira assinada em Anápolis, saldo positivo de 4.525 empregos formais e a terceira do Estado. Se comparado somente o mês de junho de 2020 com 2021, a variação é de 84,19%. Em junho do ano passado o saldo foi de 310; este ano, 571.

E a Prefeitura, por intermédio de cursos de qualificação, oferece a perspectiva de um futuro melhor ao cidadão, tanto no aspecto humano, como de capacitação profissional. Aluno do Espaço da Oportunidade, o garoto Marcos Vinícius destacou a gratuidade dos cursos ofertados e o crescimento como ser humano. “Aprendi sobre profissionalismo, educação e como devo tratar as pessoas”, disse.

De acordo com a diretora de Trabalho, Emprego e Renda, Flávia Xavier, até o mês de agosto quase 400 alunos participaram dos cursos online e presencial pelo Espaço da Oportunidade, da Prefeitura. Já nos últimos dois anos são mais de 4 mil trabalhadores qualificados.

Estão abertas as inscrições para os cursos de gestão (auxiliar administrativo, assistente de recursos humanos, auxiliar administrativo, técnicas em vendas, fundamentos transversais aplicados à indústria); e tecnologia (informática básica/avançada). Mais informações pelos telefones (62) 3902-2626/2034, ou de forma presencial no Espaço da Oportunidade, na Avenida Senador José Lourenço Dias, esquina com a Avenida Goiás.