Prefeitura de Anápolis revisa contrato da Saneago e avalia possível prejuízo financeiro ao município

Levantamentos irão embasar o pedido formal de revisão do contrato, com o objetivo de preservar os interesses econômicos da cidade e buscar maior equilíbrio financeiro para Anápolis

(Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)

A Prefeitura de Anápolis está revisando o contrato de concessão firmado com a Saneago, em 2020, para entender os impactos de uma operação realizada em gestões anteriores que antecipou recursos que seriam recebidos pelo município ao longo dos anos.

Na prática, a antecipação permitiu que a Prefeitura de Anápolis recebesse, de forma imediata, valores de royalties que estavam previstos para serem pagos ao longo dos anos seguintes, durante a vigência do contrato de concessão. Agora, a atual gestão quer verificar se o valor recebido na época foi proporcional às receitas que o Município deixou de arrecadar nos últimos anos.

O prefeito Márcio Corrêa frisa que os primeiros levantamentos realizados pela administração municipal indicam que a negociação pode ter sido desfavorável para Anápolis, principalmente em relação aos últimos anos do contrato. “Pedimos a memória de cálculo porque essa antecipação foi feita de forma irresponsável”, afirmou.

Márcio Corrêa afirma que a análise busca esclarecer se o município recebeu um valor justo ao antecipar receitas que seriam pagas nos anos seguintes da concessão. O prefeito também solicitou estudos comparativos com outros municípios para verificar se as condições da operação foram vantajosas para Anápolis.

Na ponta de lápis, o chefe do executivo avalia que, enquanto Anápolis arrecadava cerca de R$ 11 milhões, outros municípios de porte semelhante receberam R$ 30 milhões. Na prática, a empresa arrecada em apenas um mês, valor aproximado ao que teria sido antecipado à época para um período de 30 anos.

“Não estamos aqui para criar conflito, mas para garantir transparência, responsabilidade e segurança econômica para Anápolis. Nosso dever é proteger os interesses da cidade”, declarou o prefeito.

A Prefeitura de Anápolis concluirá, nos próximos dias, os estudos e demonstrativos financeiros elaborados pela equipe técnica do município. Os levantamentos irão embasar o pedido formal de revisão do contrato, com o objetivo de preservar os interesses econômicos da cidade e buscar maior equilíbrio financeiro para Anápolis.

Compartilhar publicação