Foi assinado nesta terça-feira (21) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Anápolis, o Ministério Público e a Fundação James Fanstone, que garante a continuidade dos atendimentos de hemodiálise na cidade. A medida foi articulada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de assegurar que nenhum paciente fique sem o tratamento.
O TAC foi firmado após o Instituto de Nefrologia de Anápolis (Inam) optar por não renovar o contrato com o município por motivos administrativos e financeiros. Com o acordo, a Fundação James Fanstone, única instituição habilitada pelo Ministério da Saúde, assumirá temporariamente o serviço, ampliando o número de turnos para atender à demanda existente.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, toda a logística necessária já foi organizada para garantir a continuidade do atendimento. Os novos turnos de hemodiálise (terceiro e o quarto), começam a funcionar no próximo sábado (25).
“A saúde é prioridade absoluta da nossa administração. Temos atuado de forma responsável e rápida para garantir que nenhum cidadão anapolino fique sem o atendimento que precisa”, afirmou o prefeito Márcio Corrêa.
Todos os pacientes já foram comunicados e orientados sobre as mudanças, e a transição está sendo acompanhada de perto pela equipe técnica da pasta.
Atualmente, cerca de 300 pacientes realizam o tratamento de hemodiálise na rede municipal. Com a ampliação dos turnos, o atendimento será mantido sem interrupções até a implantação de uma nova unidade na cidade, que está em fase de planejamento pela Secretaria.