Prefeitura de Anápolis inicia desassoreamento do Rio das Antas para prevenir enchentes

Iniciativa tem como principal objetivo reduzir os riscos de enchentes com a chegada do período chuvoso, além de preservar o ecossistema local e garantir mais segurança à população

(Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, iniciou nesta quinta-feira (22) as ações de desassoreamento do Rio das Antas, em um trecho localizado a montante do Parque Onofre Quinan. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir os riscos de enchentes com a chegada do período chuvoso, além de preservar o ecossistema local e garantir mais segurança à população.

A atividade contou com a presença do secretário da pasta, Thiago de Sá, do subsecretário de Meio Ambiente, Thiago Vitorino, e de representantes do Ministério Público.

Durante a visita técnica, foram avaliadas as condições das margens do rio e identificadas áreas com possíveis ocupações irregulares. Esses locais estão sendo analisados para definição dos procedimentos legais que deverão ser adotados.

De acordo com o subsecretário Thiago Vitorino, as ações integram o plano de macrodrenagem do município, voltado à prevenção de alagamentos. “As medidas propostas durante a vistoria fazem parte do plano de macrodrenagem da cidade para evitar alagamentos e também incluem uma ação de reflorestamento às margens do Córrego das Antas, com o objetivo de prevenir enchentes e o assoreamento do lago do parque”, explicou.

Compartilhar publicação