A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, criou nesta sexta-feira (09) um Plano de Contingência e Contrarreferência para o atendimento obstétrico no município devido ao recente aumento da demanda deste serviço na rede de assistência a saúde de Anápolis.
O documento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis e a Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva, uma vez que Anápolis é o principal centro de atendimento obstétrico da região.
O Plano de Contingência busca estabelecer o fluxo de atendimento obstétrico no município. A medida visa garantir um encaminhamento organizado e diferenciado das gestantes de risco habitual e de alto risco, além de otimizar os recursos assistenciais hospitalares.
Além disso, as ações previstas no protocolo têm como objetivo garantir uma comunicação efetiva entre os órgãos reguladores, os serviços de transporte e as unidades hospitalares envolvidas, além de mitigar o impacto do aumento emergencial da demanda na assistência obstétrica da rede.
Orientações de atendimento
As gestantes de risco habitual serão direcionadas prioritariamente à Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva. Em casos de intercorrências durante esse atendimento, o encaminhamento para a Santa Casa será imediato, mediante regulação.
As gestantes de alto risco serão referenciadas à Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, por se tratar da unidade hospitalar preparada para esse tipo de atendimento no município.
Além disso, outras pacientes que forem contrarreferenciadas pela Maternidade Dr. Adalberto, via porta aberta ou SAMU, também serão atendidas na unidade.