Cães e gatos de Interlândia receberão vacinação antirrábica na próxima semana 

Ação será realizada nos dias 20 e 21 de maio, de casa em casa, das 8h às 12h e tem como meta aumentar a cobertura vacinal no município

Agentes da Vigilância em Zoonoses estarão nos dias 20 e 21 de maio em Interlândia para aplicar a vacina antirrábica. Poderão receber o imunizante cães e gatos com idade acima de três meses de idade que ainda não foram vacinados. A ação será realizada de casa em casa, das 8h às 12h, e tem como meta aumentar a cobertura vacinal em todo o município.

Como nos distritos existem muitas propriedades rurais próximas, além dos agentes passarem nas casas, a Vigilância em Zoonoses disponibiliza um posto fixo, que será na unidade básica de saúde, para que os proprietários das chácaras possam ir até o local buscar a vacina para ser ministrada nos próprios animais. É necessário que essas pessoas levem uma vasilha com gelo para levar o imunizante.  

Na última ação, que foi realizada no dia 13 de maio no Bairro Jardim Calixto, foram vacinados 110 cães e 22 gatos. Na ocasião foram visitadas 173 casas com 83 atendimentos. “Estamos realizando essa ação de casa em casa para que um maior número de animais seja vacinado. É importante que os moradores recebam o vacinador e protejam seu pet contra a raiva. É bom lembrar que a vacinação deve ser realizada anualmente”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Júlio César Spíndola.

Além dessa ação em locais específicos, a Prefeitura disponibiliza três postos fixos para a vacinação antirrábica em Anápolis: Centro de Controle de Zoonoses, Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) e Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera. Cada local tem um cronograma de atendimento (veja abaixo).

*Orientações*

A vacina antirrábica não possui restrição para fêmeas prenhas ou cães idosos. Os animais afetados pela raiva podem transmitir a doença para os humanos, causando até a morte. Ela é uma doença infecciosa viral aguda, sem cura, que acomete mamíferos e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade.

A raiva é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, com letalidade próxima a 100%. Pode ser transmitida ao ser humano por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura de animais contaminados. Além de cães e gatos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres também podem transmitir a raiva.

Os animais com suspeita da doença apresentam sintomas como salivação espessa e excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, além de alterações de comportamento, como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros.

Postos fixos para vacinação antirrábica:

– Centro de Controle de Zoonoses: segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

– Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica): segunda a quinta-feira das 13h30 às 17h30.

– Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera de Anápolis: segunda a sexta-feira das 9h às 18h.

Compartilhar publicação