Voluntários de Coração homenageia trajetórias e histórias de vida pelo bem do próximo

Comenda instituída por lei leva nome do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Anápolis para promover corrente de solidariedade entre poder público e sociedade

Foto: Tathy Serbêto

O reconhecimento de atitudes e atos de solidariedade que mudam os rumos de centenas de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade marcaram a noite da última sexta-feira, 26, no Teatro Municipal de Anápolis, onde foram homenageadas 22 personalidades com a Comenda Voluntários de Coração. Instituída pela Lei Municipal nº 4.051/2019 e concedida pela Prefeitura de Anápolis, a cerimônia foi realizada às vésperas do Dia Nacional do Voluntariado, comemorado neste domingo, 28.

“Entre os marcos decisivos para o desenvolvimento da humanidade, está o ato de um indivíduo doar seu tempo e seus esforços por outros que mais necessitam”, enfatizou a empresária Ana Mônica Rocha Santos, que representou os 22 agraciados em discurso. A partir da mobilização de amigas e outras pessoas, criou o grupo “Juntas Somos Mais”, em 2019, e que atualmente, com quase quatro toneladas de alimentos, tem atendido a mais de 250 famílias e 11 instituições.

Os reflexos da cooperação voluntária no município puderam ser percebidos sobretudo na luta contra a pandemia, com doações de milhares de cestas, máscaras e álcool em gel. “O Voluntários de Coração surgiu para encurtar as distâncias entre quem ajuda e quem precisa, dando mais força àqueles que se doam pelos que se encontram em situação de vulnerabilidade”, explicou o prefeito Roberto Naves.

A surpresa da noite foi a concessão de forma espontânea, por parte do prefeito, ao empresário Marcelo Limírio, que se somou aos 21 agraciados já indicados pela comissão da Comenda. Marcelo se destaca como empresário de um dos maiores empreendimentos farmoquímicos em âmbito da América Latina, que conta com milhares de empregos diretos e indiretos, como também contribui às iniciativas filantrópicas em Anápolis.

Centenas de pessoas assistiram à cerimônia, entre vereadores, gestores públicos, familiares e amigos que foram ao teatro prestigiar as personalidades agraciadas pela Comenda. “O poder público sozinho não tem a força de quando está junto a essas iniciativas. Esse trabalho de união tem tornado Anápolis uma das melhores cidades do Estado para se viver”, destacou a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins.

Representando o poder legislativo, esteve presente o vice-presidente da Câmara, vereador Domingos de Paula, e pelo judiciário, o titular da 5ª Vara Cível, juiz Pedro Paulo de Oliveira. O Coro Sinfônico de Anápolis, da Prefeitura de Anápolis, abrilhantou a noite executando os hinos e um tema popular em homenagem aos novos comendadores.