Segunda etapa do circuito de corrida de rua reúne 700 estudantes da rede municipal

Zatopek faz parte do projeto Vem e Faz e envolveu crianças de 14 escolas

Foto: Bruno Velasco

O feirão do Bairro de Lourdes sediou a segunda etapa do circuito de corrida de rua da rede municipal de educação, conhecido como Projeto Zatopek, que reuniu mais de 700 estudantes de 14 escolas municipais no último fim de semana.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Educação, realizado pelo Programa Escola Viva, e tem como objetivo a promoção do atletismo nas unidades de ensino, integrando estudantes e promovendo saúde. Além disso, é um espaço para a descoberta de novos talentos e inclusão social.

“O esporte é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. É um instrumento pedagógico que tem um grande potencial de desenvolver habilidades e promover cidadania. Por isso, é preciso aproveitar dessa poderosa ferramenta para proteger e resgatar nossas crianças e jovens”, comenta Eerizania der Freitas, secretária municipal de Educação.

As baterias de largada se dividem em quatro categorias, por idade, com percursos que vão de 600 metros a três quilômetros. Uma vez por mês, as escolas se encontram para disputar as provas, acumulando pontos conforme ranking da competição, e no final de todas as etapas acontece a cerimônia onde são premiados os melhores alunos e as melhores escolas.

“Realizamos mais uma etapa do circuito, agora faltam outras seis que irão acontecer nas regiões onde o Programa Vem e Faz estará. Tanto estudantes quanto escolas continuam pontuando dentro do circuito e no final do ano teremos a classificação final com os grandes vencedores”, explicou o professor Markus Bonfim, organizador do circuito.

Participam do circuito de 2022 as escolas municipais: Jahir Ribeiro Guimarães, Professora Nadyr de Souza Andrade, Raimunda de Oliveira Passos, Wady Cecílio, Alfredo Jacomossi, Manoel Gonçalves da Cruz, Afonsina Mendes do Carmo, Rosevir Ribeiro de Paiva, Deputado José de Assis, Rodolf Mikel Ghannan, Cora Coralina, Dona Alexandrina, Realino José de Oliveira e Raymundo Paulo Hargreaves.