Prefeitura inicia troca de materiais recicláveis por mudas nativas do Cerrado

Projeto funcionará todas as sextas-feiras em parques e feirões de Anápolis

Foto: Paulo Morais

Com o intuito de conscientizar a população sobre importância de preservar o meio ambiente, a Prefeitura de Anápolis lança amanhã, 21, o projeto Troca Consciente: Troque seu lixo por árvores. Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, essa é uma medida complementar à campanha de doação de mudas nativas do cerrado, mas que deve ter como contrapartida a troca por materiais recicláveis.

O Secretário de Meio Ambiente, Mauro Douglas Ribeiro, explicou que o projeto incentiva a participação da população na arborização da cidade. “Nosso objetivo é tornar a prática da separação do material reciclável uma constante em Anápolis, melhorando o meio ambiente, trazendo economia aos cofres públicos na destinação dos resíduos sólidos e ainda contribuir com a associação de catadores de material reciclável”, afirma.

As ações serão realizadas todas as sextas-feiras, em seis bairros. Nesta sexta-feira, 21, o ponto é o Parque Ipiranga, das 8h às 15h, sem intervalo de almoço. Os interessados devem levar, no mínimo, dez materiais plásticos, dez alumínios ou dois equipamentos eletroeletrônicos para receberem as mudas. “Vamos encaminhar para as cooperativas e isso vai gerar um impacto social. Iniciativas como essa beneficiam a qualidade de vida da população, diminuindo enchentes e mantendo a temperatura em níveis mais agradáveis”, exemplificou o diretor de Meio Ambiente, Thiago Vitorino.

O projeto será desenvolvido nos meses de janeiro e fevereiro por meio de ações voltadas à população nos parques e feirões da cidade de Anápolis paralelamente à campanha de doação, que é realizada através do sistema Anápolis Digital e Portal do Cidadão. Foram definidos locais estratégicos de fácil acesso para a população anapolina, visando atingir os pontos extremos da cidade para a realização das doações de mudas.

Os resíduos recolhidos através do projeto serão destinados às cooperativas de catadores do município para disposição e destinação final correta. Não serão doadas mudas para pessoas jurídicas e o interessado também deverá realizar o requerimento através do sistema Anápolis Digital e Portal do Cidadão.

Segue o cronograma para a doação de mudas:
Parque Ipiranga

Parque da Jaiara (Jaiara)

Feirão Reny Cury (Vivian Parque)

Feirão Vila Norte (Vila Norte/Recanto do Sol)

Feirão Bairro de Lourdes (Bairro de Lourdes)

Parque da Liberdade (São José)