Palestras da Prefeitura apresentam canais de denúncia e rede de proteção à mulher vítima de violência

Ação envolvendo secretarias de Integração Social, Educação e Saúde faz parte de iniciativas da administração no mês da mulher

Foto: Gislaine Matos

As formas de denunciar a violência contra a mulher e informar a população sobre a rede de apoio criada no município para as vítimas foram parte das ações que a Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura organizou para o mês da mulher. Nesta semana, a equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), com apoio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, realizou palestras dirigidas ao assunto.

Servidores da educação, saúde e população em geral participaram das atividades nesta segunda-feira, 21, e terça, 22, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre como agir frente aos tipos de violência, os telefones indicados e o acesso aos serviços da rede de apoio, de forma rápida, segura e sigilosa.

Os Policiais Militares que compõe a Patrulha Maria da Penha participaram das palestras falando sobre os direitos da mulher após a denúncia, como funciona a medida protetiva e, em caso de descumprimento das normas pelo acusado, quais providências devem ser tomadas.

A dona de casa Aline Ferreira, mãe do Carlos Emanoel, de 6 anos, foi uma das pessoas que participaram do evento na Escola Municipal Walter Beze. “Hoje eu aprendi diversas coisas que não sabia sobre a rede de apoio que existe no município, como a casa abrigo. Eu, com certeza, vou repassar essas informações para meus vizinhos”, afirmou.

Kerllen Damacena é agente comunitária de saúde na Unidade Básica de Saúde da Vila União e comenta sobre a importância das informações para saber como agir diante de casos de violência. “Aqui é um ponto onde recebemos casos de violência e agora sabemos mais detalhes de como agir e a quem procurar”, ressaltou.