Obra de Cora Coralina é levada a feirões de Anápolis

Projeto realizado ao longo do mês de novembro ainda inclui oficinas gratuitas

Foto: Divulgação

Transformada em espetáculo teatral, a obra de Cora Coralina ganhará palco em cinco feirões de Anápolis. A peça “Sobre Figos e Folhas” faz parte do projeto Receita Pronta, da companhia Matula Cênica. A iniciativa é um investimento do Fundo Municipal de Cultura (FMC), da Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura.

O espetáculo que traz à cena vida e obra de Ana Lins dos Guimarães Peixoto (1889-1985) – nome de batismo da poetisa Cora Coralina – será exibido nos feirões da Jaiara, Vila Formosa, Reny Cury, Bairro de Lourdes e da Vila Norte, de hoje (12) até o dia 27 de novembro, sempre às 19 horas (confira a programação ao final da matéria). “O feirão é um tradicional espaço de encontros entre as pessoas e as histórias que surgem ao colocar as conversas em dia. Esses elementos relacionam com o espetáculo”, conta o assistente de direção, Alê Carneiro, justificando a escolha dos locais para a apresentação.

Segundo ela, as possibilidades estruturais das feiras cobertas permitem a descentralização da arte, em espaço alternativo às salas de teatro, levando cultura às regiões nas quais a oferta de atividades artísticas não é tão ampla como no centro da cidade. Além do espetáculo, o projeto oferece oficinas online e presencial sobre temas como criação dos personagens no teatro e objetos cênicos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo perfil do Instagram @matulacenica. “Somar a arte aos espaços essenciais à população é uma forma de abrir novos horizontes, seja para ampliar o que já entendem como cultura, seja para suas vidas”, comenta a secretária municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, Andréa Lins.

O espetáculo é fruto da pesquisa e montagem iniciada em 2018 e que, neste ano, faz sua circulação aprovada pelo edital 2020 do FMC, com todas as atrações gratuitas ao público. “A cada apresentação do espetáculo, uma nova descoberta se apresenta, deixando algo na vida tanto dos artistas como do público”, destaca a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro.

*Confira as apresentações, todas às 19 horas, totalmente gratuitas:*

12/11 (sexta) – Feirão da Jaiara – Rua Ouro Branco, nº 324 a 390, Vila Jaiara St. Norte

13/11 (sábado) – Feirão da Vila Formosa – Rua 127, nº55 a 93, Vila Formosa

19/11 (sexta) – Feirão do Reny Cury – Rua Copa 23, nº 21, Qd: 14, Residencial Copacabana