Noite de abertura do 9º Anápolis Festival de Cinema é marcada por homenagem a cineasta anapolino

Evento terminará na próxima segunda-feira, com anúncio dos premiados

Foto: Ana Laura Zanni

O início do 9º Anápolis Festival de Cinema (AFC), na noite de ontem, 9, foi marcado por apresentação de teatro, exibição de filmes e uma homenagem póstuma ao cineasta Carlos César Santos, o Cesinha (1964-2021), que contribuiu para a cultura anapolina através de sua participação direta e multiartística. O espetáculo “Sobre Figos e Folhas”, da companhia Matula Cênica, abriu a programação com uma história baseada na biografia de Cora Coralina.

No audiovisual está um dos maiores legados de Cesinha, através da produção de filmes, assim como sua atuação como educador e suporte técnico aos eventos da área. “O homenageado foi o primeiro professor ou até passou pelas produções de muitos dos que fazem cinema hoje em Anápolis. Com certeza uma herança fundamental até para este festival”, diz a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins.

O público pôde assistir na grande tela uma seleção de filmes que retrata a produção anapolina dos últimos anos com os cinco curtas da mostra competitiva. Na ocasião, foi exibido o curta-metragem “Choveu há pouco na montanha deserta”, de Rei Souza, vencedor do prêmio Incentivar da última edição do AFC, que inclusive já foi selecionado em festivais como a Mostra de Tiradentes, e premiado no Fica 2021. “Tivemos uma safra de filmes anapolinos com excelência técnica e contando já com prêmios e seleções de outros festivais”, destaca a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro.

A pedagoga e atriz Conceição Lourenço de Souza, 51 anos, acompanhou a primeira edição do AFC e prestigiou a abertura de ontem. Desde 2015 ela atua no teatro, mas agora já está trabalhando em produções de cinema. “É muito importante este incentivo à produção local, é a oportunidade que os artistas têm para se expressar e cativar o público em eventos como este”, conta Conceição.

Esta é uma realização da Art Vídeo e Prefeitura de Anápolis, com recursos da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do edital de Festivais e Eventos de Arte da Lei Aldir Blanc, pelo Governo de Goiás. A programação completa está no site www.anapolisfestivaldecinema.com.br.