No mês de conscientização no trânsito, Prefeitura de Anápolis lança pesquisa de mobilidade urbana

População pode contribuir com informações sobre seu trajeto para construção de um trânsito melhor

Foto: Renato Lopes

Buscando despertar a consciência dos anapolinos sobre atitudes seguras no trânsito e também chamar a população para participar da pesquisa que vai contribuir para a criação do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) que está sendo desenvolvido no município de Anápolis, a Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT) iniciou hoje, 6, as ações do Maio Amarelo. Neste ano, o foco nacional da campanha é salvar vidas. No município estão programadas palestras em empresas, blitz educativa, atividades em unidades de ensino e entrega de material informativo aos condutores.

A abertura, em um posto de combustíveis do Bairro JK, foi feita com abordagem de motoristas pela equipe de educação para o trânsito da CMTT, e contou com reforço do SEST/SENAT, que aplicou vacinas contra a influenza, além do atendimento com fisioterapeuta e nutricionista voltado para motoristas profissionais.

A expectativa da CMTT com a campanha de 2022 é aumentar ainda mais a respeitabilidade e a responsabilidade no trânsito. “Nossa intenção é que a população aplique os conhecimentos em relação às regras de trânsito e que muitas vezes não são colocadas em prática, além de levar ao entendimento dos anapolinos que a mobilidade envolve todos nós. Por isso, precisamos colaborar com atitudes responsáveis e participar do desenvolvimento do PlanMob. Lembrando que a mobilidade envolve não só o condutor, mas também o pedestre, o ciclista, o usuário do transporte coletivo e transporte de cargas “, explica o diretor de Trânsito e Transportes, Igor Lino Siqueira.

O Plano de Mobilidade Urbana é o principal instrumento para organizar o transporte e o trânsito nas cidades. Com ações de melhorias na acessibilidade e na integração das pessoas em relação aos diferentes modos de transporte, também é uma importante orientação para a revisão do Plano Diretor do município.

De acordo com Fernando Cunha, presidente da CMTT, além da conscientização da população em relação às normas de trânsito, também é fundamental que o cidadão dê informações sobre o trajeto de rotina. “O plano permitirá nortear a política de mobilidade do município no período de 5 a 10 anos. É por ele que serão traçadas as melhores estratégias e identificados os melhores investimentos em infraestrutura e mobilidade. Por isso, precisamos entender como a população se desloca.”

A pesquisa conta com 21 perguntas e leva o tempo médio de 2 a 4 minutos para ser preenchida. Para responder basta acessar o site da Prefeitura de Anápolis pelo link www.anapolis.go.gov.br/mobilidadeurbana/.

Data: 11/05 (quarta-feira)
Horários: 7h15 e 16h45
Local: empresa Adubos Araguaia – Daia
Ação: blitz educativa

Data: 17/05 (terça-feira)
Horário: 14h às 17h30
Local: Polícia Rodoviária Federal (PRF) – saída para Brasília
Ação: entrega de informativo

Data: 18/05 (quarta-feira)
Local: empresa Tecar – Av. Brasil Sul, 3898 – quadra 27 – St. Sul Jamil Miguel
Ação: palestra

Data: 20/05 (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h30
Local: Polícia Rodoviária Federal (PRF) – saída para Brasília / Sest/Senat
Ação: entrega de informativo

Data: 28/05 (sábado)
Local: Evento de encerramento do Vem e Faz – Bairro de Lourdes
Ação: entrega de informativo e convite para responder a pesquisa do PlanMob

Obs.: durante o mês haverá blitz educativa na porta de unidades de ensino para divulgação da campanha.