Na véspera do Dia Internacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Prefeitura realiza capacitação

Servidores das secretarias municipais de Integração Social, Educação e Saúde participaram de palestra com especialista reconhecida nacionalmente

Foto: Gislaine Matos

Amanhã, 18, é o Dia Internacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, realizou uma capacitação com a pedagoga, escritora e palestrante, Caroline Arcani, na manhã desta terça-feira, 17, no auditório do Senac, para servidores das secretarias municipais de Integração Social, Educação e Saúde com enfoque na prevenção e percepção de casos de abuso sexual contra menores. Além das secretárias das respectivas pastas, Andrea Lins (Integração Social) e Eerizania Freitas (Educação), o evento contou com a presença do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, e da primeira-dama, Vivian Naves.

A capacitação aconteceu para que os profissionais estejam aptos a identificar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e saber quais medidas são cabíveis diante de atos de violação contra menores, resguardando os direitos da família e sendo um ponto de apoio nessa luta. “O profissional no ambiente escolar atento pode entender os sinais que a criança demonstra na convivência com seus colegas e, fazendo parte de uma rede de apoio, saberá ajudar de maneira correta”, destacou o professor Luciano Parreira, da Escola Municipal Professor Tasso Barros Vilela.

Durante a capacitação, todos os presentes receberam pastas com materiais de divulgação a respeito deste mês, em que ações para o combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são intensificadas em todo país (Maio Laranja). A ação também serve para compartilhar maneiras de prevenir, identificar e ajudar em casos de abuso infantil, já que todos os presentes receberam a missão de multiplicar as informações passadas na capacitação, envolvendo a população neste propósito.

A palestrante Caroline Arcani falou sobre a importância da capacitação. “Eu me sinto muito honrada em ser convidada por um município que se organiza, da forma que Anápolis está organizada, para capacitar servidores da rede de proteção. Isso faz toda a diferença no enfrentamento à violência sexual, ainda mais quando todos os setores públicos estão trabalhando de forma articulada”, destacou.

Compartilhar publicação