Festa da Banana em Interlândia valoriza trabalho de produtores rurais e importância de Anápolis na produção da fruta

Após também passar por Goialândia e Joanápolis, evento destacando agronegócio local ocorrerá em Sousânia

Foto: Igor Nery

“Me sinto valorizado com essa festa, porque reconhece o trabalho de todos os produtores da região. Fico feliz ainda por ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da nossa história”, disse o produtor rural Randes Leite Pereira, que prestigiou a exposição ‘Interlândia Conquista o Primeiro Oscar’, uma das atrações da Festa da Banana, que aconteceu no distrito na última semana.

Para o secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins, a festa é um meio de reconhecer a contribuição prestada pelo produtor rural e os moradores da região para o desenvolvimento econômico de Anápolis. “Já passamos pelos distritos de Goialândia e Joanápolis, e agora Interlândia. Estamos resgatando a tradição em todos os cantos do município”, afirma.

Anápolis é a cidade goiana que mais se destaca na produção de banana, com mais de 35 mil toneladas, área plantada de 1.658 hectares e valor estimado de produção de R$ 94 milhões/ano, segundo informações da Radiografia do Agro em Goiás, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só no município, são mais de 230 estabelecimentos produtores.

Para a subprefeita de Interlândia, Christiane Chaves, o evento trouxe resultados positivos. “Vimos o sorriso no rosto das pessoas e muitas famílias presentes. Os moradores do distrito precisam de festas como essa para se sentirem valorizados”, diz, relembrando a programação, que contou com curso de artesanato de fibra da banana, em parceria com o Senar, para confecção de materiais decorativos, como porta-retratos e caixas de presentes, além de pulseiras.

A jovem Heloisa Dias venceu o concurso de representante da festa, recebendo o título de rainha. A primeira princesa escolhida foi Nathália de Morais e a segunda, Maria Gabriela. Uma trilha de bike com percurso estimado de 30 quilômetros, uma exposição de carros antigos em parceria com a Associação de Proprietários de Carros Antigos (Apcar) e a apresentação da Orquestra dos Violeiros também fizeram parte da programação.

O evento em Interlândia foi realizado pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, com apoio de produtores rurais da região, boxistas do Mercado do Produtor, Senar, Sindicato Rural, Mercedes, HB Despachante, Liso Bello, Performance Bike, Bio Mundo Park Shopping Anápolis, UniEvangélica, Apcar, Instituto Jan Magalinski, CMTT, Polícia Militar e Secretarias de Educação e de Integração Social, Esporte e Cultura.