Atletas contemplados por bolsa da Prefeitura de Anápolis para iniciação esportiva levam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Competição reuniu mais de 1,8 mil caratecas no Ginásio Internacional Newton de Faria

Foto: Ana Laura Zanni

Anápolis sediou mais um grande campeonato, dessa vez, de karatê. Foram 78 categorias, com participação de 1,8 mil atletas de 18 estados. O Campeonato Brasileiro de Karatê aconteceu no Ginásio Newton de Faria, de 13 a 16 de outubro, organizado pela Federação Estadual de Karatê Independente de Goiás (Fekigo) e apoiado pela Confederação Nacional de Karatê no Brasil (CNKB). Anápolis competiu com 105 atletas da Academia Manssey Dojo, e mais 51 da Instituição Amor ao Próximo, que são alunos contemplados pela Bolsa Iniciação Esportiva, da Diretoria de Esportes.

“É através dessa parceria com a Prefeitura que conseguimos fazer a diferença na vida desses atletas, que não teriam condições de custear aulas particulares em academias. É uma grande oportunidade para eles. Uma competição como essa possibilita que eles conheçam outros atletas, cresçam no esporte e fiquem longe das ruas”, diz Warley Souza Ribeiro, diretor da Associação Amor ao Próximo. Ao todo, os atletas bolsistas do programa conquistaram dois ouros, quatro pratas e nove bronzes.

A disputa acontece anualmente em diferentes estados brasileiros e incluiu 40 categorias no masculino e 38 no feminino, com atletas de 5 a 61 anos de idade. E não faltou espaço para os caratecas com deficiência. Emily Sophia tem Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) e levou ouro. Já Thiago Mendes, com hidrocefalia, levou prata nas disputas individuais. “O Thiago é outra pessoa depois que começou as aulas de karatê. A coordenação motora dele melhorou muito, ele ficou mais motivado para sair de casa e interagir com outros garotos”, relata Laura, mãe do vice-campeão brasileiro em sua categoria.

Programa Bolsa Iniciação Esportiva
O programa Bolsa Iniciação Esportiva busca garantir o acesso ao esporte de forma descentralizada e inclusiva, custeando aulas de futsal, futebol, judô, karatê e jiu-jitsu para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos em vulnerabilidade social. As aulas acontecem em instituições de práticas desportivas do município, que firmaram parceria com a Prefeitura de Anápolis por meio de chamamento público. Para participar do programa, a família do atleta precisa ser referenciada em um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).