Anápolis intensifica o combate ao Aedes aegypti

Cerca de 170 agentes estão percorrendo quatro regiões da cidade para eliminação de focos do mosquito

Foto: Ana Laura Zanni

Alerta e prevenção são palavras-chave da Prefeitura de Anápolis quando o assunto é dengue. O combate ao Aedes aegypti é ainda mais intenso no período chuvoso, que favorece a proliferação do mosquito. Por isso, o município reforça as ações de eliminação dos focos com a realização de mutirões por toda a cidade. Hoje, equipes compostas por cerca de 170 agentes de endemias estarão no Residencial Araguaia e, nesta sexta-feira, 3, retornam às residências que estavam fechadas nos bairros visitados durante o início da semana.

Na segunda-feira, 30, os profissionais percorreram a região central e no dia seguinte estiveram no Recanto do Sol e Vila Norte. Na manhã de ontem, o trabalho foi feito no Parque Residencial das Flores. Os locais que recebem os agentes seguem critérios de maior número de notificações conforme as semanas epidemiológicas.

Mas a dengue e outras doenças provocadas pelo Aedes aegypti só se combatem por meio de ação conjunta com a população. “Na maioria dos locais que visitamos encontramos focos. Precisamos que a comunidade se conscientize do seu papel”, ressalta a gerente de Endemias, Patrícia Godói.

Ela alerta que para combater o mosquito é necessário o engajamento de toda a população. Desde os cuidados básicos, como não deixar água parada, até o apoio ao trabalho dos agentes. “Sem o envolvimento da população, é impossível obtermos um resultado positivo e determinante contra o Aedes”, frisa. Na próxima semana, outros bairros serão visitados.

O gerente de limpeza urbana da Secretaria de Serviços Urbanos, Paulo Vargas, ressalta que os serviços como roçagem, capina e coleta são parte do cronograma diário de trabalho da Prefeitura e contribuem para a destruição de possíveis criadouros. O gestor explica que uma parte importante desse trabalho é executada pelo cata-treco, que recolhe despojos abandonados em áreas públicas que podem abrigar o mosquito. “Sabemos da importância de manter esses locais livres de focos de mosquitos, mas contamos com o apoio da população para o descarte correto dos seus lixos”, pontua, lembrando da responsabilidade dos proprietários de lotes em manter a limpeza da área. Quando isso não ocorre, o município faz a limpeza se o terreno não for cercado e cobra uma taxa pelo serviço.

Medidas de combate aos focos do mosquito:
Não deixar água parada em pneus;
Não deixar água acumulada sobre a laje;
Não deixar a água parada nas calhas;
Deixar as vasilhas com plantas sempre secas ou cobri-las com areia;
Caixas d’água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas;
As piscinas devem ter tratamento de água com cloro. As que não são utilizadas devem permanecer sempre secas;
Garrafas devem ser armazenadas em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo;
Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada.