Página Inicial / Secretarias e Órgãos / Educação / Programa Saúde na Escola

Programa Saúde na Escola

Este programa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretária Municipal de Saúde e Secretária Municipal de Educação, que objetiva promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de Saúde e de Educação. Promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades no campo da saúde dos alunos da rede pública.

Estão cadastradas em 2013 no programa, 133 escolas municipais e estaduais e centros de educação infantil, ligados diretamente com os Postos de Saúde e o Programa Saúde Família (PSF). Todas as ações previstas no projeto são executadas em parceria com Secretária Municipal de Saúde, que faz avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão na sala de aula, avaliação clínica e psicossocial, nutricional, auditiva, oftalmológica, vacinação e de saúde bucal.

Também é feita identificação de hábitos alimentares inadequados que podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, obesidade, desnutrição e anemias, trabalho de prevenção ao uso de drogas (sejam licitas como álcool e tabaco ou ilícitas), redução do sedentarismo e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). São atendidas no total 33.603 alunos.                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Contato:
Responsável: Profª Ângela de Fátima Santos
Telefone: 3902-1006
E-mail: angelafaria@anapolis.go.gov.br