Página Inicial / Secretarias e Órgãos / Educação / Programa Escola Aberta

Programa Escola Aberta

O Programa Escola Aberta incentiva à abertura nos finais de semana de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social, com pouca oferta de espaços de lazer e cultura, onde muitas vezes a escola é a referência do poder público na comunidade, tornando-a uma porta de entrada para um conjunto de diretos sociais.

 Realizando ações de educação não formal, desenvolvendo atividades de arte, lazer, cultura, esporte, ensino complementar e formação inicial para o trabalho e para a geração de renda, o Programa Escola Aberta promove espaços para o exercício de cidadania, para a organização comunitária e para a aproximação entre comunidade e escola com o reconhecimento e respeito aos diferentes saberes.

As atividades nos finais de semana nas escolas são realizadas por pessoas e/ou instituições que atuam de forma voluntária, escolhidas de acordo com a demanda da comunidade. São selecionadas preferencialmente entre aquelas que valorizem os saberes e fazeres da localidade e organizadas por uma equipe local formada por integrantes da escola e da comunidade, com a orientação da secretaria de educação.

Para implementação da Escola Aberta, são repassados recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola e as atividades do Programa Escola Aberta são desenvolvidas aos sábados e/ou domingos, de acordo com as características de cada unidade escolar e sua comunidade no entorno. A escolha dos dias de funcionamento, o tempo no programa e o número de alunos matriculados compõem os fatores que determinam o valor do repasse a ser realizado pelo PDDE/FEFS.

Relação das Escolas que Participam do Programa Escola Aberta:

1.      Escola Municipal Alfredo Jacomossi

2.      Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa

3.      Escola Municipal Manoel Gonçalves da Cruz

4.      Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim

5.      Escola Municipal Raymundo Paulo Hargreaves

6.      Escola Municipal Realino José de Oliveira

7.      Escola Betesda Primavera

Contato
Responsável: Profª Ângela de Fátima Santos
Telefone: 3902-1006
E-mail: angelafaria@anapolis.go.gov.br