Página Inicial / Secretarias e Órgãos / Educação / Educação em Números

Educação em Números

A Rede Municipal de Ensino de Anápolis possui 32.175 alunos, de acordo com EducaCenso 2012. No mês de referência do Censo Escolar – maio 2012 – o município de Anápolis cadastrou 20.384 alunos nos anos iniciais (1º ao 5º ano), 6978 alunos nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Na Educação de Jovens e Adultos o município atendeu a 1.437 alunos e na educação infantil 3320 alunos em creche e pré-escola. O Centro Municipal de Apoio ao Deficiente – CEMAD atendeu 56 alunos da rede municipal e 242 alunos da comunidade.

O  Censo  Escolar  coleta  os  dados  sobre  a Educação  Básica  do  Município,  a  fim  de  garantir  a  fidedignidade  e veracidade  das  informações  prestadas  para  maior  justiça  e igualdade na distribuição de  recursos. Estas informações servem de base para subsidiar o repasse de recursos  financeiros,  didáticos  e  tecnológicos,  como:  FUNDEB, distribuição de Livros Didáticos, Alimentação Escolar, Transporte Escolar, Implantação de Bibliotecas, Programa Mais Educação, PROINFO, Programa Dinheiro Direto na Escola,  Instalação de energia elétrica.

Estas informações abastecem, também, a Secretaria Nacional de Educação, Cultura e Desporto de  informações  e  dados  estatísticos  para  a  realização  de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional, bem  como  subsidiar  a  definição  e  implementação  de  políticas orientadas para a promoção da equidade, efetividade e qualidade do ensino.

O Censo Escolar é realizado anualmente. O período de coleta é definido por portaria, e, nos últimos anos, o início da coleta tem sido a última quarta-feira do mês de maio, nomeada como o Dia Nacional do Censo Escolar. Essa data de referência foi escolhida para se adequar ao calendário escolar de um país com a grandeza e a diversidade do Brasil.

Contato
Telefone: (62) 3902-1521
E-mail: cida@anapolis.go.gov.br