Página Inicial / Secretarias e Órgãos / Educação / Biblioteca Municipal Zeca Batista

Biblioteca Municipal Zeca Batista

A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus usuários o conhecimento e a informação de todos os gêneros. Portanto, deve assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa, criar e fortalecer os hábitos de leitura, e estimular a reflexão e a revisão de valores, atitude e comportamentos. A Biblioteca dispõe de serviço de fotocópia, prestado durante todo o horário de funcionamento. Cada cópia tem um custo de R$0,10 (dez centavos de real). No ambiene são permitidas reuniões em grupo, desde que os componentes do grupo desenvolvam seus trabalhos em silêncio e com seriedade.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Seção  de Leitura e Pesquisa ao acervo

Espaço destinado à realização de suas leituras e pesquisas. A pesquisa ao acervo é livre, e os funcionários da Biblioteca estão sempre à disposição para auxiliar os usuários.

Empréstimo

É facultado a toda a comunidade anapolina, mediante apresentação da carteirinha da Biblioteca. 


Projetos

  • “Pegue Leia e Devolva”
  • "Dedo de prosa”
  • "Folclore Brasileiro – Resgatando Nossas Raízes"


Seção Infantil

A Biblioteca oferece às crianças, através de seus projetos, atividades que proporcionam interesse pela  literatura geral,  goiana e em especial pela cultura anapolina, colocando-as em contato com os escritores e suas obras. Realizamos programações voltadas para crianças e jovens, visando estimular o gosto pela leitura, à curiosidade por temas de pesquisa, a imaginação criativa, o auto-aprendizado e a busca pelo conhecimento. O ambiente da seção foi ornamentado de forma  a torná-lo mais aconchegante para atrair a atenção das crianças .

Seção Braille

É destinada a usuários com pouca ou nenhuma visão. A Biblioteca conta com um numeroso acervo em Braille, livros didáticos, literários, jurídicos, infantis, infanto-juvenis, dicionários, informativos e revistas, além de livros falados, gravados em fitas cassetes, CDs e digitalizados.

Livro Falado - São livros gravados em áudio em formato CD. O acervo abrange assuntos variados e atende o público adulto e infantil.

Livro Digitalizado-  Processo em que o livro físico é digitalizado para a audição através de meios informatizados. Esse modelo possibilita também a impressão em fontes de tamanhos diversos, de acordo com a necessidade.

Livro em Braille - São livros impressos no Sistema Braille em que o leitor lê com o auxílio das pontas dos dedos.

Livros Infantis em Braille- O acervo também contém livros infanto-juvenis impressos no Sistema Braille. A grande maioria dos exemplares são confeccionados artesanalmente e possuem ilustrações em relevo, permitindo que as crianças sintam as diferentes texturas dos materiais empregados.

Outros recursos e serviços - Além dos vários formatos de livros, a Seção disponibiliza outros recursos para ajudar o portador de deficiência visual. São eles: periódicos (revistas, boletins e folhetos), tocadores de mp3 e fones de ouvido, equipamentos de som, Cds, jogos adaptados, máquinas de datilografia Braille, regletes, punções, sorobãs. Estamos aguardando a chegada de  computadores com sintetizadores de voz que possibilitam a audição do que está escrito na tela, teclado, mouse e impressora em braille. A maioria do acervo desta seção é doação da Fundação Dorina Nowill para cegos e do Instituto Benjamim Constant.


Sala de Leitura Maura Helena Simões

Espaço reservado à leitura de periódicos, jornais e revistas, além de um interessantíssimo acervo doado pela família Simões. 

Seção Maurity Escobar

Ótimos livros, inclusive de Medicina, compõem esse acervo de aproximadamente três mil livros, doados pela família do médico Dr. Maurity Escobar.

Contatos:

E-mail: bmzecabatista@anapolis.go.gov.br  bibliotecazecabatista@hotmail.com
Telefone: (62) 3902-1013
Endereço: Praça Americano do Brasil S\N – Centro CEP: 75024-090
Coordenadora: Ivana A. de Oliveira Tomé