Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Visitas em pontos turísticos de Anápolis garantem viagem na nossa história

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

23/08/2019 12h03 - Atualizado em 23/08/2019 12h07

Visitas em pontos turísticos de Anápolis garantem viagem na nossa história

Museu Aldérico Borges de Carvalho e Estação Ferroviária guardam relíquias da história de Anápolis

Foto: Paulo Giovanni

Um projeto educativo desenvolvido pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Cultura, garante uma viagem no tempo e um conhecimento único sobre a cultura Anapolina. Por meio das visitas guiadas alunos das escolas públicas e privadas e outras instituições conhecem todas as histórias do Museu Histórico Aldérico Borges de Carvalho e a Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente”.

Um circuito cultural que permite a visita gratuita a um rico acervo que recria fatos históricos, origem e desenvolvimento de Anápolis. O Museu Histórico possui uma exposição que mescla aspectos da casa e a história local, retratando os pioneiros, o início do arraial, a religiosidade, os animais e os artefatos indígenas. Possui ainda a primeira mesa cirúrgica de Anápolis, fotografias, jornais e outros objetos que retratam a história do município e do estado.

No roteiro, para quem for visitar os trilhos da Estação Ferroviária, patrimônio histórico da cidade, documentos, um vasto acervo fotográfico, depoimentos e obras de arte. É uma oportunidade para os visitantes conhecerem um marco na história do município, que é capaz de contar e recriar toda a trajetória da nossa cidade. Pois foi a partir da sua inauguração, em 1935, que Anápolis experimenta intenso progresso, com desenvolvimento cultural e econômico.

O trajeto é acompanhado pelo historiador Jairo Leite, que descreve aos alunos e demais visitantes, histórias e curiosidades sobre Anápolis. Até o final do ano, devem ser realizadas mais de 150 visitas guiadas com os alunos e visitantes. “O objetivo do projeto educativo visita guiada é unir o turismo, a cultura e a educação de forma que os alunos e visitantes aprendam desde cedo, um pouco mais sobre a sua origem, e, além disso, como preservar o seu patrimônio histórico”, disse coordenador do Museu Histórico e da Estação Ferroviária de Anápolis, Jairo Alves Leite.

Para participar do projeto educativo de visitas guiadas é bem simples. As escolas e instituições podem agendar o dia e horário, os servidores dos pontos turísticos preparam os locais com os acervos e todas as histórias, para receberem os visitantes.

A secretária municipal de Cultura Eva cordeiro falou que a administração municipal tem um compromisso com ações como essas, pois são incentivadoras. “Além de ser uma ação educativa, por meio da visitas guiadas incentivamos as pessoas a conhecerem a cultura da nossa cidade e podemos falar também, sobre a importância de preservar o nosso patrimônio histórico, fonte de conhecimento e cultura”, explicou a secretária municipal de Cultura Eva Cordeiro.

Visitação
O Museu Histórico Aldérico Borges de Carvalho fica localizado na Rua Coronel Batista, nº 323, centro. As visitas podem ser realizadas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. As visitas orientadas na Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente também acontecem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Informações pelo telefone (62) 3902-1193 – Museu Histórico –, ou pelo (62) 98131-7265 – Estação Ferroviária.

 

Visitas em pontos turísticos de Anápolis garantem viagem na nossa história