Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Vacinação continua no Centro de Zoonoses e no Prefeitura em Ação

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

21/08/2019 12h15 - Atualizado em 21/08/2019 14h40

Vacinação continua no Centro de Zoonoses e no Prefeitura em Ação

Prioridade são cães e gatos que vivem em zona rural e periurbana, mas cerca de nove mil doses estão disponíveis

Foto: Bruno Velasco - Dircom
Quem não levou o animal de estimação ao reforço promovido no último sábado, 17, em algumas unidades de saúde terá mais oportunidades. Apesar de a prioridade serem os cães e gatos que vivem na zona rural e região periurbana, cerca de nove mil doses estão disponíveis a partir desta quarta-feira, 21, no Centro de Controle de Zoonoses (confira endereço abaixo).
 
Moradores da região norte também poderão vacinar seus animais no sábado, 24, em mais uma edição do programa Prefeitura em Ação, desta vez no Parque Luiz Caiado de Godoy, na Vila Jaiara. O coordenador de Vigilância, Júlio César Spíndola, lembra que se trata de um reforço, já que o Ministério da Saúde adiou a campanha que acontecia em setembro e as vacinas estarão disponíveis somente em novembro.
 
 “O objetivo é intensificar a vacinação de animais que vivem nas áreas mais descobertas no município, ou seja, na zona rural e periurbana”, informa o coordenador municipal de Vigilância, Júlio César Spíndola. Ele explica que estes locais são regiões que possuem matas e, consequentemente, morcegos que são, em muitas ocasiões, o portador do vírus da raiva.
 
Júlio César ressalta ainda que são doses limitadas, mas imunizando os animais destes locais o ciclo de transmissão da doença é minimizado. “Felizmente o último caso de raiva animal transmitido por cães em Anápolis foi em 1999. No entanto, são ações como essa que evitam o retorno da doença ao município”, conta.
 
Raiva
A raiva é uma doença viral, que pode ser transmitida entre mamíferos por meio da mordida. A doença afeta o sistema nervoso e causa danos à coordenação motora. Quando infectados, a letalidade em humanos é próxima a 100%. 
 
O coordenador municipal de Vigilância explica que, apesar de incomum, a raiva animal é uma doença perigosa e os cuidados com cães e gatos não pode ser negligenciados. “A raiva é um doença incurável e contagiosa. A vacina é a única forma de controle da doença”, diz Júlio César Spíndola. 
 
Serviço
Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal
Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Av. Belo Horizonte, Qd. D, Lt. 29 – Bairro Santo André/Victor Braga
Telefone: 3313-1336
 
Prefeitura em Ação
Horário: 8h às 14h
Local: Parque Luiz Caiado de Godoy – Vila Jaiara

Vacinação continua no Centro de Zoonoses e no Prefeitura em Ação