Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Toneladas de entulho recolhidos e milhares de metros quadrados roçados

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

31/01/2020 11h31 - Atualizado em 31/01/2020 11h34

Toneladas de entulho recolhidos e milhares de metros quadrados roçados

Com mais de 370 bairros, serviços sazonais serão otimizados pela Prefeitura de Anápolis

Foto: Renato Lopes - Dircom

Em todos os dias úteis existem 20 equipes espalhadas pela cidade de Anápolis para fazer remoção de entulhos, poda de gramas e roçagem de terrenos, sobretudo, públicos para que o município seja mantido limpo. Elas são distribuídas por regiões – e seguem um sentido anti-horário, de acordo com o mapa geográfico da cidade. Para se ter ideia, em 2019, foram retirados 60 toneladas de entulhos e roçados mais de 500 mil metros quadrados.

A equipe de remoção de entulhos trabalha com limpezasmais pesadas de lotes ou áreas públicas ou privadas. Nesses casos, englobam mobílias, eletrodomésticos e restos de construção. Para se ter ideia, na quinta-feira, 30, as equipes passaram pelos Bairro São Carlos, Santa Clara, Jardim Progresso e Vila Norte. “Nós temos também o Programa Coleta Legal, que é feito por agendamento telefônico, no qual pegamos móveis e eletrodomésticos na casa das pessoas”, explica o gerente de Limpeza Urbana, Yan de Castro. Para tanto, basta ligar no 156 ou 3902-1687.

Em período chuvoso, as gramas chegam a crescer até dois centímetros por dia. Por isso, Yan ressalta que a prioridade da roçagem mecanizada são as áreas públicas, já que a responsabilidade da área privada é do proprietário. “Aos poucos estamos conscientizando a população de que cada um deve fazer sua parte”, diz. Os tratores possuem sistema de GPS e, na mesma quinta-feira, passaram pelo Residencial Granville, Bairro de Lourdes, Jardim Palmares e Residencial Bela Vista.

Em caso de denúncia, seja na postura pelo 3902-1339 ou via Ministério Público, o proprietário de um lote com mato alto será notificado. “Ele tem até 30 dias, dependendo de cada caso, para fazer a limpeza”, diz o gerente de posturas, Jeremias Vidal. Em caso de descumprimento, o valor da multa é de R$ 1,5 mil. Caso a Prefeitura realize o serviço, o valor é de R$ 0,51 por metro quadrado – que será cobrado no carnê do IPTU. 

Filosofia
Anápolis possui mais de 370 bairros e o sistema de roçagem e poda de grama é feito em uma espécie de rodízio anti-horário, de acordo com o mapa da cidade, priorizando os bairros. Yan explica que, com o novo contrato que possivelmente passa a vigorar em fevereiro, será feito mudança de volume de equipes de acordo com a sazonalidade. “Em período de chuvas teremos mais equipes de roçagem nas ruas e, na estiagem, mais de caminhões pipas”, explica.